Durante o ano de 2020, o Proerd foi executado em 11 escolas municipais, atendendo 18 turmas do 5º ano, atingindo mais de 500 alunos. Instrutores explicam mais sobre o programa e esclarecem informações sobre a formatura 2020
<
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná e não parou com a pandemia, pelo contrário, foi intensificado no município de Campo Largo em 2020. De acordo com divulgação da Prefeitura de Campo Largo, ainda em 2019, neste ano novas turmas e escolas receberiam aulas do programa, que desde o ano 2000 tem atuação no Paraná e já formou milhares de estudantes.
Na cidade, é executado em 11 escolas municipais, atendendo 18 turmas do 5º ano, atingindo mais de 500 alunos neste primeiro ciclo. São três educadores sociais e policiais militares os responsáveis pelas aulas em Campo Largo, o Policial Cavalli, que é instrutor em tempo integral, a policial Eliane e o policial Serafim, que são instrutores voluntários e desempenham outras funções na corporação.
Eles explicam por meio de nota enviada à Folha que o curso possui dez lições, tendo como objetivos específicos desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões de drogas e violência, promovendo os fatores de proteção; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização; estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes e abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
A nota explica ainda que, na cidade, o Proerd começou no ano 2000, mas com o passar dos anos alguns educadores sociais foram para a Reserva Militar e para outras aplicações de extrema necessidade, tendo assim uma diminuição das atividades no município. “O Proerd Campo Largo nunca cessou sua aplicação, pois alguns policiais militares, que desenvolvem outras atividades na Polícia Militar, voluntariamente, continuaram aplicando o Proerd em escolas próximas às suas residências, como nos bairros Ferraria e Cercadinho. No ano de 2019 surgiu a possibilidade de formação de novos Educadores Sociais, onde o Batalhão de Patrulha Escolar e a Prefeitura Municipal de Campo Largo firmaram a renovação do Convênio no município”, esclarecem.
A nota segue explicando que no ano passado foi realizado o concurso interno na Polícia Militar para Instrutores do Proerd, quando houve a capacitação dos selecionados, sendo destinados dois Policiais Militares para o município de Campo Largo.
Proerd e a pandemia
Após o início da Pandemia, ocorreu a suspensão das aulas do Proerd no Paraná e no Brasil, sendo que em Campo Largo houve um empenho entres os policiais instrutores do município no objetivo de concluir o que havia sido iniciado em sala de aula, incluindo um encontro entre autoridades municipais e estaduais. Foram definidas estratégias e o planejamento para atender os estudantes que iniciaram o programa em fevereiro de 2020.
Foi desenvolvida uma metodologia para essa continuidade, onde os estudantes passaram a ter acesso a vídeos abordando o tema central das lições do Proerd, e realizaram a entrega quinzenal nas escolas de atividade complementares aos temas abordados, chegando até a publicação deste material uma participação de mais de 90% dos estudantes.
A corporação atenta para o fato que todo o processo foi desenvolvido com autorização, supervisão e apoio da Coordenação Estadual do Proerd e da Prefeitura de Campo Largo, sendo executado por meio da parceria e empenho voluntário dos Instrutores do Proerd de Campo Largo e de outros Municípios, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e das Escolas Municipais.
Esclarecimento sobre a formatura
“Estava previsto um evento alusivo a uma formatura, onde seria entregue o Certificado de Participação do Proerd e a tradicional camiseta, boné e brindes aos estudantes do 5º ano. Foi desenvolvido em formato drive thru, tendo inclusive iniciado uma Campanha de Natal Solidário que arrecada alimentos e brinquedos, para serem destinado às famílias carentes do município, sendo esta atividade a prática de um dos ensinamentos do Proerd, que trata em uma das lições do tema Ajudando os Outros. Devido à situações do momento e atentando a todos os protocolos de saúde e decretos vigentes, que se realizaria neste domingo às 09 horas, inclusive ao novo Decreto Municipal nº 420 do dia 25 de Novembro, que veta a realização de qualquer evento público no município, este evento será reprogramado, e mais de 500 estudantes receberão o Certificado de Participação do Proerd.
A Campanha Solidária do Natal do Proerd, que terá a participação dos estudantes do Proerd, se estenderá até o dia 20 de dezembro, contará com voluntários dos diversos segmentos do município, desde você leitor da Folha de Campo Largo. Sinta-se convidado a participar deste ato singelo, mas de grande valia. Mais informações entre em contato pelo telefone (41) 3393-2225 ou pelo Instagram @proerdcampolargo.”