Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 06:59:00
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Uma nova geração que tornou uma empresa tradicional de Campo Largo em um e-commerce para todo o Brasil

Isabela Barrichello Zanlorenzi (24) modernizou o negócio da família e tornou a empresa tradicional há 42 anos em Campo Largo em uma loja virtual que pode atender o Brasil inteiro.

Uma nova geração que tornou uma empresa tradicional de Campo Largo em um e-commerce para todo o Brasil

Começou como uma brincadeira, quando ainda criança fingia ser uma vendedora no estoque da loja, em meio a milhares de calçados. Hoje, Isabela Barrichello Zanlorenzi (24) modernizou o negócio da família e tornou a empresa tradicional há 42 anos em Campo Largo em uma loja virtual que pode atender o Brasil inteiro.

Formada em Direito, ela sempre teve uma relação muito forte com a empresa da família, a Chamego, e confessa que ter crescido neste meio despertou o interesse pelo ramo e a paixão por calçados. Com o tempo foi querendo se dedicar mais para o negócio e, como um hobby, passou a fazer publicações da loja nas redes sociais, sempre divulgando as novidades. Conciliava essa atividade com o colégio, na época.

“Quando entrei na faculdade não tinha o plano de seguir carreira dentro do Direito, mas sabia que o curso me auxiliaria na empresa. Passei a conciliar a faculdade com a loja, continuando com as postagens no Instagram e respondendo os clientes por WhatsApp ou Instagram mesmo. Começamos a ganhar seguidores de fora da cidade/Estado e as pessoas se interessavam por comprar on-line. Com isso, vi a necessidade de criar o nosso site”, conta.

O lançamento foi no início da pandemia, em março, sendo um bom momento de impulsionar as vendas online. Surpreendem-se a cada dia com o resultado e já comemoram vendas para Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, entre outros. “Temos logística para atender o Brasil todo. O site nos trouxe a possibilidade de vender para muitos Estados, além, claro, de vender para o Paraná e para Campo Largo mesmo, já que o cliente tem a possibilidade de receber o produto sem sair de casa ou até mesmo retirar na loja caso esteja com pressa e não tenha tempo para esperar o atendimento.” Percebe que o público mais ativo no site são as mulheres entre 16 e 40 anos.

De uma geração mais digital que os tios e a mãe, os quais estão à frente da loja, ela aposta no canal de venda on-line para ganhar mais espaço no mercado. “Me formei e comecei a dedicar 100% do meu tempo para a loja. Criamos o site e sempre cuidei de tudo, do cadastro dos produtos às fotos até embalar o produto para despachar. Além de continuar cuidando das redes sociais, criando o conteúdo e fotografando”, detalha ela.

Isabela diz que sempre tem o que evoluir e aprende diariamente com sua família na empresa. “A experiência e suporte deles é fundamental. Mas sei que também posso ensinar a eles, com a visão de outra geração. Entrar no mundo digital tem sido uma experiência desafiadora e muito legal. Hoje já vendemos para Estados que jamais imaginamos. É muito legal ver que a Chamego pode crescer ainda mais e atingir mais regiões, sem tirar o foco dos nossos clientes da cidade, que nos fizeram chegar onde estamos hoje”, declara. Ela mantém uma visão de negócios digitais, sem deixar de lado as raízes tradicionais e valorizando a empresa física.

Como em qualquer negócio, procura constante aprendizado e atualização, com cursos de mídias sociais, para agregar ainda mais conteúdo aos clientes. Segue o exemplo da mãe e tios, que sempre fizeram questão de participar de tudo dentro da empresa. “Cada produto que tem aqui foi escolhido, provado e pensado em cada detalhe, cor, material. Com as redes sociais e o site não faço diferente. Gosto de participar de todo o processo e garantir que o cliente vai ter uma ótima experiência de compra. Gosto de passar as informações ao cliente. Mostrar o calçado com meu olhar. Gosto que seja um espaço com a nossa cara para interagirmos com nossos seguidores”, afirma.

Para iniciar esse novo modelo de vendas, também precisaram adaptar o sistema para que integrasse a loja on-line, bem como realizar algumas mudanças no estoque. Hoje, há produtos que são vendidos exclusivamente no online e para isso contam com um espaço separado no estoque, apenas de e-commerce. As vendas da loja on-line e da loja física são contabilizadas separadamente, como se existissem duas lojas, mas em uma só.

“A história da Chamego é linda e me orgulha muito ver como tudo começou, o que meu tio Sérgio Bassani construiu e depois minha tia e minha mãe vieram para acrescentar. Me passaram todo esse amor pelo negócio e eu fico muito feliz em poder contribuir, continuar essa história e ver que podemos crescer ainda mais. A Chamego é a realização de um sonho que meu tio iniciou e que virou meu sonho e realização também”, conclui.