Climatempo, MetSul Meteorologia e Simepar seguem monitorando o Paraná, mas ambos apontam para quedas de temperaturas. Previsão do tempo para o próximo sábado (22) é de 0ºC em Campo Largo
Previsões do tempo divulgadas no domingo (16) deixaram muitos paranaenses surpresos. Ao que indica os sites Climatempo, MetSul Meteorologia e o Simepar, a semana será marcada por chuvas intensas e baixas temperaturas, além da possibilidade de chuva congelada e neve em algumas regiões do Sul do Brasil, inclusive no Paraná. Em Campo Largo, a previsão para o próximo sábado (22) é de 0ºC, com geada ao amanhecer, dia ensolarado e formação de nuvens à tarde. Na região de Palmas, onde existe a previsão de neve no Paraná, a previsão para essa quinta-feira (20) é de 0ºC.
O site Climatempo alerta para chuva forte e volumosa no Paraná ao longo desta semana, inclusive em Curitiba e Região Metropolitana. “Os dias serão marcados por céu nublado, chuva, raios e fortes rajadas de vento. Não se descarta a possibilidade de alagamentos e cheias de córregos e rios. Além da chuva volumosa, a semana também será marcada por frio intenso. Na quarta-feira o tempo fica bastante instável na maior parte da Região. Há risco de chuva forte do norte gaúcho ao Paraná, com rajadas de vento de 60 a 80km/h”, informa o boletim.
O frio intenso, conforme explicou o site MetSul Meteorologia, se deve a uma massa de ar polar de grande proporção e muito intensa irá atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial de ser um evento histórico de frio e neve. “Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras. A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades”, explica a publicação.
Além disso, o site aponta ainda para uma baixa polar em níveis médio da atmosfera, que vai atuar sobre o Sul do Brasil. “Isso irá fazer com que haja nebulosidade e instabilidade com ar muito gelado em altitude, o que na análise da MetSul traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país. Todos os modelos numéricos consultados pela MetSul apontam neve entre quinta-feira e sábado. Se há certeza do frio intenso e quase convicção que pode nevar, a dúvida no momento é onde e o quanto pode neva”, preveem os meteorologistas.
“Diante deste cenário, reiteramos que a probabilidade de neve é altíssima, mas que hoje não se pode fazer responsavelmente projeções precisas de quantidade e localização do fenômeno. A neve por natureza é um fenômeno de difícil previsão e mesmo nos Estados Unidos meteorologistas encontram grande dificuldade não raro em precisar as acumulações. A MetSul Meteroologia destaca que fenômeno que não se descarta ainda é a ocorrência de chuva congelada e que poderia se dar até em locais até de menor altitude, mesmo ao nível do mar, porque a atmosfera estará extremamente resfriada na segunda metade da semana e este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC positivos”, reforça o boletim.
Já o Simepar afirmou que a possibilidade de neve deve ser acompanhada e confirmada ou refutada nos próximos dias. “Previsão de muita chuva nesta semana (até sexta). Um dos modelos meteorológicos indica valores acima dos 100 mm em vários setores do Paraná. No próximo final de semana esfria bastante, com condição de neve no Sul do Brasil (situação que precisa ser confirmada nos próximos dias).”