Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 08:42:29
Geral

Quarentena mais restritiva anunciada por Ratinho Junior atinge Campo Largo

A quarentena mais restritiva será aplicada por 14 dias a partir desta quarta-feira (01), em sete regiões do Paraná, incluindo Região Metropolitana, sendo passíveis de multas para quem descumprir as determinaç

Quarentena mais restritiva anunciada por Ratinho Junior atinge Campo Largo

Na tarde desta terça-feira (30), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) anunciou via live novas medidas de combate ao Coronavírus em sete regiões do estado. Entre elas, estão  as cidades de Curitiba e Região Metropolitana - que inclui Campo Largo -, Cornélio Procópio, Cianorte, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, por 14 dias a partir desta quarta-feira (01), sendo passíveis de multas para quem descumprir as determinações.

O decreto ainda será publicado pelo Governo do Paraná, mas durante a coletiva já adiantaram que uma das medidas será o fechamento de comércio não essencial, prevalecerão reuniões comerciais ou privadas via internet, procedimento cirúrgicos eletivos suspensos e barreira sanitária de controle de acesso às regiões em quarentena.

Quando perguntado, não descartou a possibilidade de um lockdown, mas salientou que essa seria uma medida mais "enérgica".  Atualmente, Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba estão com percentual de 40 a 45% de isolamento social.

Em um dos pontos da live, o governador pediu o apoio da classe patronal, especialmente da área de serviços, para que possa liberar seus colaboradores em horários alternativos, tanto de início de serviço, como final de expediente, para evitar a superlotação no transporte público, visualizado em várias regiões do Paraná, considerado por Ratinho Junior um ponto de muita preocupação e risco de disseminação da doença.

Quanto à Saúde Pública, o governador ressaltou que não há dificuldade quanto ao número de respiradores, todavia, os insumos para sedação de pacientes na UTI e profissionais intensivistas estão escassos. Ressaltou ainda que o Paraná é o estado que mais realiza testes em sua população.

O governador classificou essa terça-feira (30) como uma das piores para todo o Paraná desde o início da pandemia, visto que nas últimas 24 horas foram confirmados 1.536 diagnósticos e 36 novas mortes. A decisão leva em conta a taxa de incidência da Covid-19 por 100 mil habitantes, o número de mortes por 100 mil habitantes e a ocupação dos leitos de UTI.

A Folha aguarda a publicação do decreto para repassar mais informações de maneira oficial.