Policiais militares da 3ª Cia do 17º BPM apreenderam várias motocicletas com adulteração de característica, durante esta segunda-feira (29). As abordagens às motos com escapamento aberto foram realizadas na área central da cidade.
Na primeira abordagem na Rua Barão do Rio Branco, por volta das 11h30, a equipe "A" da PM estava em patrulhamento pela região central, quando visualizou e abordou o motociclista com a moto Honda CG Fan, sendo constatada a descaracterização do veículo, que circulava com descarga livre (escapamento barulhento).
Por volta das 13h15, os policiais da viatura LO603 equipe "A", deslocavam-se pela Travessa Emingo Ângelo quando avistaram uma motocicleta Honda CBX 250, que produzia barulho fora dos padrões. Como manda o CTB - Código de Trânsito Brasileiro, foi realizada a apreensão do veículo, para a regularização.
Na última apreensão por volta das 17h45, a equipe "A" com a viatura LO602 estava em patrulhamento pela Avenida Desembargador Clotário Portugal, quando visualizou a motocicleta Honda CG 150 Titan. Ao realizar a abordagem foi constatada a irregularidade na moto e o condutor estava sem CNH, sendo solicitado apoio da viatura LO603.
Todas as motocicletas foram recolhidas para o pátio da 3ª Cia da Polícia Militar, para a confecção das notificações e a regularização dos veículos. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu Art. 230, inciso VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave. Multa de R$ 195,23; cinco pontos na carteira; retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
O inciso XI, do mesmo artigo, também prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso. A descarga livre acontece quando ela funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador. Isso torna o barulho do escapamento muito mais alto.