Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:30:42
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Construção das trincheiras deve iniciar ainda em maio e custará R$ 38 milhões

O projeto de construção das trincheiras no Jardim Guarany e no Cercadinho, que foram anunciadas no final do mês de outubro de 2019, conforme Acordo de Leniência assinado entre o Ministério Público Federal e a

Construção das trincheiras deve iniciar ainda em maio e custará R$ 38 milhões

O projeto de construção das trincheiras no Jardim Guarany e no Cercadinho, que foram anunciadas no final do mês de outubro de 2019, conforme Acordo de Leniência assinado entre o Ministério Público Federal e a CCR RodoNorte, deve ter início ainda nesse mês, provavelmente neste sábado (30). Em um primeiro momento, não haverá muita movimentação na região, pois será montado um canteiro de obras e também chamadas equipes e envio de equipamentos para o local, conforme informou o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

Ainda no ano passado, durante o anúncio, o Governo do Estado classificou ambas as obras como primeira e segunda prioridade, respectivamente, por conta do problema gravíssimo de mobilidade nessas regiões, que acabam colocando a vida de muitas pessoas em risco, inclusive. Os projetos foram anunciados com início imediato e as obras devem ser feitas até a final da concessão, que deve acontecer em 2021.

Por meio  de nota, o DER-PR informou que será realizada a interseção em desnível e marginais na BR-277, Km 104, região do Jardim Guarany, valor de aproximadamente R$ 18 milhões. A obra deve começar até o final deste mês de maio, e tem previsão de conclusão para junho de 2021.

Já a interseção em desnível, marginais e passarela para pedestres na BR-277, próximo ao Km 109, região do Cercadinho, valor de aproximadamente R$ 20 milhões. A obra também deve começar até o final deste mês, e tem previsão de conclusão para junho de 2021. As obras foram definidas priorizando os trechos com maior número de acidentes, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Procurada, a concessionária CCR RodoNorte informou que “o Acordo de Leniência assinado pela concessionária com o Ministério Público Federal do Paraná e homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal continuará sendo cumprido rigorosamente pela empresa”.

Terceira faixa
O grande trânsito de caminhões, ônibus, carros e motocicletas na BR-277 faz com que muitos campo-larguenses que precisam ir a Curitiba precisem enfrentar um grande movimento e muitas vezes ainda encontram obras na pista ou acidentes, que provocam filas bastante longas, resultando em atrasos, estresse e desgaste do veículo.

Acidentes recentes com vítimas fatais faz com que muitos leitores procurarem a Folha de Campo Largo para perguntar se existe um projeto para a construção de uma terceira faixa nas pistas sentido Sul e sentido Norte da BR-277. Em sua maioria, argumentam que seria muito mais seguro realizar o trajeto, deixaria o trânsito mais fluído e há espaço para que a faixa adicional seja executada.

A Folha de Campo Largo entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que informou que “não há previsão para implantar novas faixas neste trecho da BR-277 no atual contrato de concessão ou no acordo de leniência. É provável que melhorias sejam inclusas no novo programa de concessões sendo elaborado, mas é preciso aguardar a conclusão dos estudos”.

A CCR RodoNorte, responsável pela administração do trecho, também confirmou o exposto pelo DER-PR: “A CCR RodoNorte esclarece que não está previsto, no escopo de seu contrato de concessão, a construção do referido dispositivo. Todavia, está à disposição para ouvir, através do Poder Concedente, eventuais reivindicações das comunidades em questão”.