Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 10:39:12
Geral

Boletim 15 de maio de 2020 - Comitê de Prevenção ao Coronavírus

Mais 2 moradores do município tiveram a confirmação de COVID-19. Um homem de 39 anos e uma mulher de 45 anos, ambos estão em isolamento domiciliar

Boletim 15 de maio de 2020 - Comitê de Prevenção ao Coronavírus

O Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Prefeitura Municipal de Campo Largo informa que mais 2 moradores do município tiveram a confirmação de COVID-19. Os pacientes são um homem de 39 anos e uma mulher de 45 anos, ambos estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados. Já são oito novos casos confirmados no mês de maio em Campo Largo, sendo que cinco destes receberam a confirmação nos últimos dias.

No total, 28 moradores do município receberam a confirmação da COVID-19. Dezenove moradores do município já se recuperaram da COVID-19, 2 pacientes permanecem internados em enfermaria e 5 estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados. Ocorreram 2 óbitos, nos dias 08 e 15 de abril. São 20 casos confirmados de moradores de outros municípios que utilizam a rede de saúde de Campo Largo.

Há outras 7 confirmações de contaminação por COVID-19 que ainda não constam no relatório. Estas confirmações foram obtidas através de testes rápidos que ainda não são reconhecidos pelo Ministério da Saúde, apesar de já contarem com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para venda. Os exames foram realizados em laboratórios particulares e os resultados serão incluídos no relatório oficial de casos confirmados do município assim que o Ministério da Saúde reconhecer a validade dos exames realizados.

Vinte e três pacientes aguardam resultado de exame (a coleta de exame somente é realizada em pacientes que apresentem Síndrome Respiratória Aguda Grave, conforme orientação do Ministério da Saúde). Há outros 525 casos suspeitos sem coleta de exame e com orientação de isolamento domiciliar – destes, 421 já tiveram alta do isolamento domiciliar. Um total de 424 casos suspeitos foram descartados.

Na manhã de hoje, em transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Campo Largo, a médica infectologista Luiza Marochi Almeida ressaltou a importância do distanciamento social, mesmo entre pessoas da mesma família – o contato próximo deve ser apenas com quem mora na mesma casa. De acordo com a infectologista o aumento no número de casos confirmados esta semana reflete a redução no isolamento no período do feriado de Páscoa. Entre os casos confirmados, três pessoas são da mesma família. Almeida lembrou que os sintomas da COVID-19 podem levar até 14 dias para aparecer, por isso o reflexo da redução da prevenção não é percebido de forma imediata. A médica destacou ainda que os testes rápidos disponíveis em laboratórios particulares e farmácias devem ser realizados apenas com orientação médica, pois a confiabilidade dos resultados depende de diversos fatores – principalmente o período em que a amostra é coletada.