Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 11:50:51
Geral

Pessoas que recebem termo de afastamento pela suspeita de Covid-19 questionam

A Folha recebeu a declaração de uma pessoa que foi ao Centro Médico Hospitalar com algumas queixas que não se enquadram nos sintomas da Covid-19 e que mesmo assim precisam assinar termo para ficarem em isolamento

Pessoas que recebem termo  de afastamento pela suspeita de Covid-19 questionam

A Folha recebeu a declaração de uma pessoa que foi ao Centro Médico Hospitalar com algumas queixas que não se enquadram nos sintomas da Covid-19 e que mesmo assim precisam assinar termo para ficarem em isolamento. O mesmo teria acontecido com mais outras cinco pessoas da mesma rua em que a pessoa mora e todos questionam as medidas. Em contrapartida, o Comitê Municipal de Prevenção ao Novo Coronavírus explica que é feito uma análise não só de sintomas, mas de relatos do paciente.

Segundo o relato, pessoas com enxaqueca, sinusite e gastrite e que comparecem no Pronto Socorro disseram que tiveram que assinar um Termo de Responsabilidade de que deveriam ficar em isolamento social, assim como as pessoas que residem na mesma casa, passíveis de sofrer penalidades caso descumprissem. Um dos exemplos é um caminhoneiro que precisava viajar para trabalhar, já com carga carregada e que mesmo dizendo não ter sintomas relacionados à Covid-19 precisaria do isolamento.

A assessoria da Prefeitura Municipal informou que qualquer paciente que chegue no Centro Médico e que apresente algum sintoma já são encaminhados para isolamento pelos médicos. Esclarecem que algumas pessoas são assintomáticas, mas durante a conversa do médico sobre o histórico, dos lugares que frequentou ou teve contato com algum doente, dependendo da situação também pedem o isolamento. “Os médicos não fornecem esse termo sem a necessidade. Existem pessoas que não apresentam sintomas, mas eles analisam a situação e deixam em isolamento, procedimento recomendado e seguro”.

Em relação a pessoa a que a Folha teve acesso ao formulário, o Comitê Municipal de Prevenção ao Novo Coronavírus informou que o atendimento foi realizado na ala de atendimento especificamente estruturada para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, segue os critérios dispostos pelo Ministério da Saúde, bem como a Lei Federal nº 13.979.

“Nesse caso foi, inclusive, assinado por parte da paciente o termo de responsabilidade, onde é declarado o recebimento das informações sobre a necessidade do isolamento domiciliar, bem como as possíveis penalidades em caso de descumprimento. Salientamos que todo o atendimento médico é baseado em informações (sintomas) referidos pelo paciente (ou responsável), que devem ser verdadeiras, ficando sujeito à responsabilização civil e criminal aquele que omitir fatos ou prestar informações falsas.

O Comitê está à disposição da população para esclarecimento em geral da população campo-larguense e tem buscado as melhores medidas possíveis no enfrentamento da pandemia Covid-19. O serviço de call center municipal está operando para esclarecer as dúvidas e acompanhar os pacientes através do telefone número (41) 3291-5125.”