Quase 600 profissionais em troca de plantão na manhã do último domingo foram agraciados com a ação do projeto da Elo Capelania. "Neste momento de Covid e no contexto hospitalar, muitas pessoas estão viv
Quase 600 profissionais em troca de plantão na manhã do último domingo foram agraciados com a ação do projeto da Elo Capelania - Elo Central de Acolhimento Espiritual do Profissional da Saúde e Colaborador do Hospital do Rocio (12).
“A ressurreição é uma data em que todos nós reconhecemos que Deus está vivo e que nossa existência não é algo sem sentido, que fique apenas na experiência histórica. Tem um mover transcendente. Neste momento de Covid e no contexto hospitalar, muitas pessoas estão vivendo angústias, ansiedade, questionamentos, fragilidade, de ter junto no ambiente de trabalho uma situação nova”, comenta a capelã Érika Checan, destacando a importância dessas ações como fortalecimento espiritual dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Covid-19.
Em especial, valorizaram a canção que levou para estas pessoas a mensagem de “porque Ele vive posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há, mas eu bem sei que a minha vida está nas mãos do meu Jesus que vivo está”. Por meio das canções promovem esperança e reforçam o que dentro da pessoa existe e que diz respeito à sua experiência espiritual. Os acolheram sem poder abraçar, mas sabendo que essa seria uma Páscoa diferente, que muitos não poderiam estar com seus familiares, o que aconteceu com todas as famílias, não só profissionais da Saúde. “A Conexão com Deus transcende a religiosidade”, diz.
Para Silvia Checan, líder do grupo de músicas, é gratificante e uma experiência única viver essa experiência totalmente diferente da Igreja, com um contato muito grande com os pacientes e colaboradores. A escolha é por músicas que falam sobre amor e “que Deus se move através de nós”. Lídia Maria Ferreira, enfermeira chefe do Rocio, falou da importância desse acolhimento e celebração com os profissionais, trazendo uma mensagem, e que em cada um dos colaboradores era nítido o sorriso no rosto e o olhar de agradecimento, porque a música toca muito cada um.
Para as ações da Elo Capelania, os voluntários agora contam com a parceria do grupo Ombro Amigo. Profissionais de outros hospitais também podem contar com apoio desse grupo. Contato pelos telefones (41) 98775-0966 ou 3091-4333 I facebook.com/ombroamigo e Instagram @ombroamigo_pib