A comunhão foi liberada e está sendo organizada para ser no sistema "drive-thru". Confira programação das paróquias e como serão realizadas as celebrações na Semana Santa, de forma be
Foto: Studio Ivonete
O Padre Chiquito da Paróquia Nossa Senhora da Piedade anunciou que neste Domingo de Páscoa (12), de acordo com Decreto da Arquidiocese de Curitiba, os fiéis receberão a santa comunhão dentro dos carros. A comunhão foi liberada e a novidade está sendo organizada pela Paróquia. Será por volta das 8h30, após a missa das 7h30 que será transmitida pelo Facebook e sem fiéis dentro da Igreja. O mesmo acontecerá na Paróquia da Rondinha, das 9h às 12h, no sistema drive-thru.
Este ano, a Semana Santa tem sido de forma muito distinta, conforme declarou o Padre Chiquito na celebração de Domingo de Ramos, a qual teve mail de quatro mil visualizações no Facebook. “Cada um celebrando em sua casa e Igreja de portas fechadas”, completa. Em suas palavras, desejou que todos possam voltar melhores dessa fase, que está sendo um tempo introspectivo. Disse que muitos podem questionar por quê Deus permite que isso aconteça e acredita que é um grande sinal para a humanidade.
“Sempre que somos privados de algo, nós pensamos em Deus”, afirma. Concordou que não é fácil enfrentar essa situação. Na pausa e no silêncio de Deus é onde Jesus mais fortemente sente o abandono do Pai, quando estava na cruz. Ainda completou que nestes dias reclusas, as pessoas percebem que o essencial não é o dinheiro, o status, e sim o que é simples, que é preciso de muito pouco para sermos íntegros e plenos. “Deus preenche todo o vazio”, completa.
Programação com celebrações ao vivo pelo Facebook
Santuário do Senhor Bom Jesus – Ceia do Senhor na quinta-feira (09) às 20h, Paixão de Cristo com celebração na sexta-feira (10) às 15h, Vigília Pascal no sábado (11) às 20h e Páscoa do Senhor no domingo (12) às 8h. Todas essas celebrações com intérprete em Libras.
Paróquia Santa Cecília – Quinta-feira com Santa Missa às 19h, Sexta-feira Santa com celebração da Paixão do Senhor às 15 horas e Via Sacra às 19h, Sábado com Vigília às 19h e Santa Missa de Domingo de Páscoa às 9h.
Paróquia da Rondinha – Celebração da Quinta-feira Santa às 19h30, Sexta-feira às 10h Adoração Eucarística, às 14h50 Oração em preparação para a celebração e às 15h Celebração da Paixão do Senhor; Sábado Santo com Vigília Pascal às 18h. No Domingo de Páscoa Santa Missa às 8h e das 9h às 12h distribuição da Eucaristia aos fiéis em frente à Igreja Matriz.
No Facebook das Paróquias estão sendo disponibilizadas as programações.
Celebração da Semana Santa
Os bispos da Arquidiocese de Curitiba passaram algumas orientações para essa Semana Santa. Devido ao coronavírus, a Semana que representa o momento central da fé católica será vivida de forma ‘singular’, como eles descrevem. Destacam para os padres manterem todas as celebrações, incentivando suas transmissões quando possível.
As orientações na Arquidiocese de Curitiba seguem as determinações emitidas pela Santa Sé. Confira abaixo as principais alterações realizadas neste ano:
Missa do Crisma ou Santos Óleos
Realizada tradicionalmente na Quinta-feira Santa pela manhã, reunindo os padres para a renovação de promessas sacerdotais e para benção dos óleos utilizados nas celebrações, este ano foi na terça-feira (7/4) e apenas para os bispos*, transmitida pela página da Arquidiocese de Curitiba no Facebook.
Tríduo Pascal
Todas as paróquias devem celebrar, cada uma definido seus horários. Para orar em comunhão com seu pároco, cada pessoa pode conferir o horário das celebrações em sua paróquia e seguir o roteiro litúrgico.
Quinta-feira Santa - A Celebração da Ceia do Senhor e da instituição da Eucaristia, celebrada após o por do sol, omitirá o Lava-pés. Omite-se também ao final a procissão do translado do Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira Santa - Não haverá a via sacra e a procissão do Senhor Morto. A celebração da Paixão do Senhor deve ser mantida nas paróquias e no momento da Oração Universal será feito um acréscimo com uma oração especial da Arquidiocese de Curitiba pelos doentes, pelos defuntos e pelos enlutados que sofrem perdas familiares.
Vigília Pascal - Será celebrada em cada paróquia na noite do Sábado Santo, celebrando a ressurreição de Jesus. Não acontecerá a benção do “fogo novo”, nem procissão de entrada e há orientações aos padres na condução da Liturgia da Palavra e Liturgia Batismal.
Domingo de Páscoa
São mantidas as celebrações, assim como as demais da Arquidiocese, incentivando a transmissão online quando houver possibilidade.