Alguns motoristas procuraram a Folha de Campo Largo para questionar o porquê de um novo asfaltamento sendo realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) na PR 510, região de Bateias.
Alguns motoristas procuraram a Folha de Campo Largo para questionar o porquê de um novo asfaltamento sendo realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) na PR 510, região de Bateias, já que o asfalto lá aparenta estar em boas condições, sendo considerado por alguns como “novo”.
Dentro do mesmo questionamento, também foi levantada a situação da necessidade do asfalto na PR 090, na região da Estrada do Cerne, onde foi levantado um movimento ainda em 2019 que busca reivindicar o asfalto naquela região e que, segundo o motorista, “também seria feito pelo DER-PR, mas ainda nada foi realizado”.
O movimento reivindica o asfalto em 56km de extensão da rodovia, que ligaria Bateias a Abapã. Não é de hoje que o pedido tem sido feito pelos moradores, mas há mais de 40 anos. Um dos principais objetivos é que, com a melhoria da estrada, a região consiga maior visibilidade e também investimentos na área da agricultura, pois na região hoje prevalece o transporte de madeira.
A estrada dificulta o acesso de caminhão do Corpo de Bombeiros, ambulância, transporte público, transporte escolar, transporte de trabalhadores, além dos carros particulares, entre outros. Em média, se o tempo estiver bom, com sol e a estrada estiver seca, o percurso de 56 km é feito em 1h40 minutos, pois é preciso usar uma velocidade bastante baixa. Se estiver chovendo, esse horário pode dobrar, com risco de atolamento.
Respostas
A Folha de Campo Largo entrou em contato com o DER-PR, que se manifestou por meio de nota:
“A PR-510, de Balsa Nova até Ouro Fino, está contemplada no lote 01 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Ele prevê serviços de remendos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização. Somente neste lote serão atendidos 299,24 quilômetros de estradas, um investimento de R$ 40,3 milhões.
O objetivo do programa COP é realizar serviços que garantam a segurança e conforto dos condutores, e prolonguem a vida útil do pavimento. A não realização desta manutenção periódica resultaria em degradação das rodovias.
Quanto à pavimentação da PR-090, entre Bateias e Abapã, está previsto em uma etapa futura do Banco de Projetos Executivos do Paraná a contratação de uma empresa para elaborar o projeto de pavimentação do trecho, com investimento estimado de R$ 5 milhões.
Enquanto isso, o trecho não pavimentado entre Bateias e o rio Açungui irá receber melhorias por meio da administração direta de nossa Superintendência Regional Leste, com serviços de motoniveladora (patrola). Atualmente a equipe está trabalhando na PR-405, entre Cacatu e Guaraqueçaba.
Do Rio Açungui até Abapã, a PR-090 recebeu melhorias recentemente pela administração direta de nossa Superintendência Regional dos Campos Gerais, com novas intervenções já previstas”.