Quarta-feira às 14 de Maio de 2025 às 10:45:14
Geral

Palestra sobre cidadania

O evento contou também com o lançamento da mostra de vídeos

Palestra sobre cidadania

     Professores, psicólogos e mais de 50 alunos do CREAS, do Centro de Integração do Menor (Cime) e da Fundação João XXIII de Campo Largo estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira (16), no auditório do Cietep em Curitiba, na palestra “Os jovens e o exercício da cidadania”, com o médico especialista em jovens e comportamento Jairo Bouer. O intuito do evento, organizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sesi, foi incentivar adolescentes de 14 a 18 anos a desempenhar o exercício da cidadania e o trabalho voluntário.
     Para Bouer, os jovens devem participar como voluntários em ações que possam transformar suas próprias comunidades. "Os jovens precisam ser mais ativos e o nosso grande desafio é mostrar a eles que são parte integrante e atuante da sociedade", afirma o médico. Ele comenta a importância do jovem estar engajado em trabalhos sociais para evitar que se disperse com coisas supérfluas, e para que também não tenha um empacto negativo na questão de desenvolvimento e educação pessoal.
     O médico também destaca que o exercício da cidadania pode acontecer em diversos campos. "O adolescente pode participar da política, desenvolver um projeto com a escola ou na sua comunidade. Ser cidadão é adotar uma postura e desempenhar seu papel na sociedade", defende.
     O evento contou também com o lançamento da mostra de vídeos "O meu jeito de mudar o mundo", onde, de forma entusiasmada, alunos eram convidados a falar sobre a sua maneira de mudar o mundo. “Eu ajudo o mundo acabando com o preconceito em todos os sentidos”, afirma o aluno Alisson Henrique Oliveira.
     Para finalizar e refletir sobre o que aprenderam, os alunos de Campo Largo farão uma redação avaliando a proposta da palestra e ressaltando a maneira que eles podem mudar o mundo.