Em 2019 foram cinco mortes em confronto com a polícia e 25 homicídios registrados nos municípios de Campo Largo e Balsa Nova
Durante o ano de 2018 ocorreram 26 mortes por homicídio e quatro por confrontos com a polícia, o que totalizou 30 mortes violentas. Já neste ano de 2019, foram cinco mortes em confronto com a polícia e 25 homicídios registrados nos municípios de Campo Largo e Balsa Nova, ou seja, o mesmo número de morte, com um homicídio a menos. Os dois municípios são atendidos pela 3ª Cia da Polícia Militar e também pela 3ª Delegacia Regional de Polícia, por esse motivo o balancete do ano é computado junto por nossa redação.
1 - 25/01 - Thiago Orildo Padilha (33) foi a primeira vítima de homicídio do ano. Foi morto enquanto dormia, em sua residência na madrugada de sexta-feira (25), no bairro Francisco Gorski. Um indivíduo armado invadiu o quarto e efetuou os disparos.
2 - 02/02 - Uma mulher foi encontrada morta no Rio Itaqui, proximidades da Vila Tripa, na manhã de sábado (02). Sem identificação, a mulher estava com sinais de violência. Foi identificada no IML dias depois como sendo Joselei Antunes Cordeiro (42).
3 - 22/02 - Rodrigo Cardoso Padilha (34), também conhecido como “Degão”, foi morto a tiros na cabeça, em frente à sua casa no Conjunto Habitacional Albina Grigolette Vinheski, no final da tarde de sexta-feira (22), por dois indivíduos em um veículo Sandero prata.
4 - 04/03 - Acir José Favoreto (55) foi morto a tiros, por indivíduos em Onix preto, na marginal da BR-277 no Jardim Social, no final da manhã de segunda-feira (04).
5 - 30/03 - Fabrício Cristian Emke (38) deixou a cadeia à tarde e na noite do sábado (30) foi morto dentro de casa no Conjunto Albina Grigolette Vinheski, no Bom Jesus, ao ser alvejado por disparos de arma de fogo.
6 - 31/03 - Carlos Wunderlich (70) foi encontrado morto dentro de casa na Ferraria, na Avenida Carlos Gomes, na tarde de domingo (31), com três golpes de faca.
7 - 10/04 - Allan Felipe da Silva Bianco (25) morreu no Hospital do Rocio depois de ser alvejado por dois disparos no Bom Jesus, por um indivíduo de touca preta, na madrugada de quarta-feira (10).
8 – 20/05 – Eder Adão Gonçalves de Oliveira Bubniak (15) foi espancado violentamente na Avenida Porcelanas, no bairro Itaqui. Socorrido, foi encaminhado para o Centro Médico Hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo na madrugada de domingo (25).
9 – 12/05 - Edenilson Soares Chiquito, 24 anos, foi encontrado morto com tiro na cabeça, dentro do Rio Itaqui, proximidades do Campo do 21, no Bela Vista, na manhã de domingo (12).
10 – 24/05 - Edimar dos Santos (20) foi morto a tiros no pátio de posto de combustível em São Luiz do Purunã, no Km 148 da BR-277, município de Balsa Nova, na noite de sexta-feira (24). Segundo informações da polícia, testemunhas visualizaram um veículo Audi branco, que após os disparos evadiu-se pela rodovia sentido Palmeira.
11 – 09/06 - Danilo Igor da Silva Pinto, de 21 anos, foi encontrado morto dentro de um chalé em uma chácara, no Km 40 da Estrada do Cerne (PR-090), no Distrito de Bateias, na madrugada do domingo (09), com um tiro no queixo.
12 – 07/07 - Edison Fagundes Paim, de 37 anos, foi encontrado morto a tiros, caído às margens da Rua Nossa Senhora Aparecida em Balsa Nova, na manhã de domingo (07). Policiais recolheram, ao lado do corpo, várias cápsulas de calibre 38, também uma motocicleta Honda CG 160 Start - dentro de sua caixa bagageiro foi encontrado um revólver calibre 38 com a numeração danificada, com seis munições intactas e mais um estojo com nove munições intactas.
13 – 10/07 - Adriano de Jesus Cardoso Vidal, de 50 anos, conhecido como “Véio”, foi morto com vários tiros na cabeça, na praça em frente ao Supermercado Colatusso da Vila Bancária, no início da noite de quarta-feira (10). Segundo a PM, aproximadamente cinco disparos foram feitos na região da cabeça, mas ninguém viu quem foi o atirador.
14 – 14/07 - Claudionor Cosme Gonçalves, de 64 anos, foi morto com golpes de martelo dentro de sua casa, sendo o principal suspeito o próprio filho da vítima, na Rua Joaquim Celestino Ferreira, no Jardim Esmeralda, no início da tarde de domingo (14). O suspeito de ter cometido o bárbaro crime foi preso pela Polícia Militar logo em seguida.
15 - 15/07 - Allan Henrique Antunes dos Santos, de 21 anos, foi encontrado morto com golpes de faca, por volta das 22 horas de segunda-feira (15), na passarela sobre a rodovia 277, no Km 110 no bairro Cercadinho. A vítima, que morava no bairro Cercadinho, teve passagem por roubo agravado.
16 – 28/07 - Adriano Santos, de 28 anos, alvejado por cinco disparos de arma de fogo em uma festa nas proximidades da empresa de ônibus, na Avenida Giane Agnelli, no bairro Fazendinha, foi deixado já sem vida no Centro Médico Hospitalar, na madrugada de domingo (28). Segundo informações da namorada da vítima para a PM, um indivíduo não identificado aproximou-se de Adriano e efetuou os disparos.
17 – 23/08 - Linelson Pereira dos Santos, de 21 anos, foi morto com um tiro na cabeça, na porta de casa na Estrada da Onça, Distrito de Bateias, na madrugada de sexta-feira (23). Socorristas do Corpo de Bombeiros (soldados Marcos e Heideman) também chegaram rapidamente ao local, mas a vítima já estava em óbito.
18 – 25/08 - Ocupantes de uma motocicleta executaram a tiros o soldador Ariovaldo de Oliveira Leite, de 35 anos, no final da noite de domingo (25), na PR 423, na região do Itaqui. A mulher da vítima que estava na camionete teve sua vida poupada pelos atiradores.
19 – 25/09 - Dionatan Matias, de 32 anos, que estava desaparecido há mais de 15 dias, foi encontrado morto dentro de um riacho no Km 25 da Estrada do Cerne em Bateias, na manhã de quarta-feira (25). A mãe de Dionatan havia procurado a PM para registrar uma ocorrência, informando que seu filho foi baleado no rosto em Imbaú e que desapareceu após sair do Rocio.
20 – 02/11 - Matheus José Guillande Ribeiro, de 16 anos, foi encontrado morto a pedradas no início da manhã de sábado (02), na Rua Antônio Gitikoski, no Botiatuva. O adolescente foi morto com requinte de crueldade, sendo inclusive arrastado pela rua.
21 – 11/11 - Rafael Aleixo dos Santos, de 30 anos, foi morto com vários tiros na Rua Professor Ovidio Jorge Nogueira, no bairro Jardim Meliane, nas proximidades do CRAS, na tarde de segunda (11). Rafael estava com a filhinha no carrinho, quando foi alvejado por quatro disparos, sendo dois na região do tórax, um no ombro direito e outro na lombar.
22 – 19/11 - Anderson Alves da Silva, de 19 anos, foi morto com três tiros no final da tarde de terça-feira (19), na Rua Nilo Procópio, no Loteamento São Gerônimo, proximidades do Hospital do Rocio. O seu próprio sogro, pai da namorada de Anderson, de apenas 13 anos, se apresentou dias depois na DRP, assumindo a autoria do crime.
23 – 16/11 - Marcos da Luz Prestes, de 44 anos, foi morto com quatro tiros em um bar na Rua Reginaldo Rosa, no Vila Glória, na tarde de sábado (16). Um baleado, socorrido por populares, foi encaminhado para o Centro Médico. Os suspeitos do crime, pai e filho, foram presos próximo a Irati pela PM.
24 – 05/12 - Antônio Osmar Fernandes foi morto a pauladas na tarde de quinta-feira (05), na Estrada do Rio do Mato, região do Itambezinho. A Polícia Militar prendeu o suspeito, momentos depois na região e confessou o crime, motivado por um acerto de contas.
25 – 07/12 - Sirlene do Rocio Puchalski, de 38 anos, que teve o corpo totalmente queimado no início de agosto, em sua residência no bairro Aparecida, morreu na madrugada do último sábado (07), no Hospital Evangélico. O suspeito da ação é o próprio marido.
Mortes em confronto com as forças de segurança
1 - 22/01 - Três indivíduos foram mortos em confronto com a PM, após assalto em uma residência na Rua Mato Grosso, proximidades da Igreja do Timbotuva, na noite de terça-feira (22). Um menor de idade, Elton da Silva Santos (27) e Allan Cássio José dos Santos (23).
2 - 12/02 - Sidnei Antônio Francisco (35) foi morto em confronto com a Polícia Militar, no início da noite da terça-feira (12), no Jardim Cristo Rei.
3 - 09/05 - William Manoel de Jesus (23) morreu no Hospital do Rocio, após não obedecer a ordem de abordagem e trocar tiros com a GM, no bairro São Vicente, na noite de quinta-feira (09).