A Guarda Municipal flagrou marginais arrombando uma residência no início da manhã deste sábado (28), na esquina da Avenida Padre Natal Pigatto com a Rua Vereador João Augusto de Almeida Barbosa.
A Guarda Municipal flagrou marginais arrombando uma residência no início da manhã deste sábado (28), na esquina da Avenida Padre Natal Pigatto com a Rua Vereador João Augusto de Almeida Barbosa.
Uma equipe da GM recebeu informações através do Centro de Controle Operacional (CCO), a qual dava conta de que no endereço uma pessoa teria avistado alguns indivíduos adentrando ao terreno de uma casa que estaria à venda. Os GMs imediatamente deslocaram-se até o local, flagrando na chegada, dois indivíduos forçando uma das portas nos fundos do imóvel, adentrado ao terreno e dada voz de abordagem.
Os dois arrombadores tentaram empreender fuga, sendo que de imediato um deles foi detido ainda no interior do terreno, enquanto que o outro conseguiu pular o muro, sendo alcançado no lote vizinho. Posteriormente foi constatado que eles já haviam arrombado e danificado uma das portas utilizando-se de um alicate. Devido aos fatos, foi feito contato com o proprietário da residência o qual se prontificou em representar contra os envolvidos, sendo ambos entregues na 3ª Delegacia Regional de Polícia de Campo Largo.
Se fazendo de coitado
Os agentes da Guarda Municipal ainda relataram que um dos detidos, além de ser preso em flagrante tentando furtar a residência de um trabalhador e lhe causando prejuízos, por diversas vezes tentou ameaçar os agentes alegando que denunciaria a guarnição por agressão, sendo que tal fato não ocorreu em momento algum e, ainda, o detido não possuía sequer escoriações de sua tentativa de fuga.
A equipe relata que esta atitude covarde é comum entre criminosos e sabendo da fragilidade das leis, com estas acusações tentam jogar o Judiciário e Ministério Público contra as forças de segurança pública numa tentativa de inversão de valores e achando que assim ganharão a liberdade.
Nos dias de hoje, dificilmente os agentes da GM não têm a mão um celular que registre vídeos ou em alguns casos, agentes possuem câmera fixadas aos coletes, não só para registrar estas tentativas covardes mas para usá-las posteriormente para processar o detido por denunciação caluniosa, falsa comunicação de crime, entre outros, aumentando o rol de acusações contra o marginal e piorando ainda mais a sua situação.
Aumento de crimes de arrombaemtos
A Guarda Municipal alerta a população que nesta época do ano em decorrência das viagens de final de ano, o furto à residência tem um crescimento assustador e que, mesmo a Guarda Municipal e a Polícia Militar se empenhando ao máximo para evita-las, estes delitos sempre acabam ocorrendo. A Guarda Municipal então orienta a se utilizar de todos os meios para evitá-los como avisar vizinhos que você não estará em casa, solicitar a estes que recolham correspondências ou folhetos que são depositados no portão.
Se for possível, deixar eletrodomésticos de maior valor como TVs, computadores, microondas entre outros na casa de parentes ou amigos que não irão viajar e quando possível, instalar câmeras, alarmes, refletores em frente à residência com sensores de movimento ou fotocélula que os mantém acessos à noite entre outras ações preventivas, o marginal geralmente agirá no local mais fácil e mais rápido de invadir.