Na tarde desta segunda-feira (30), foi realizada a 19ª Operação União, e a equipe da Patrulha Rural da PM, depois receber denúncia, foi até a Estrada do Guabiroba e deteve dois suspeitos com espingardas e aves abatidas.
Após solicitação do Rádio Operador da 3ª Cia, a equipe da Polícia Militar com a viatura L0603, deslocou-se para um local indicado por denúncia anônima, onde estaria ocorrendo caça ilegal. No endereço os policiais inicialmente abordaram um indivíduo que estava com uma caminhonete Ford F1000 branca, que tentou evadir-se com a aproximação da equipe. Na abordagem o suspeito tentou dispensar uma espingarda Socom Tatical Gamo, calibre 5.5mm e relatou aos PMs que estava caçando pombas.
Um segundo indivíduo ao avistar os policiais se embrenhou numa área de mata, mas logo em seguida foi localizado e detido. Com ele foi apreendida uma espingarda de pressão, da marca CBC Montenegro Nitro, calibre 5.5mm, que estava com mira laser acoplada e duas pombas (Patagioenas Picazuro) abatidas.
Depois de contatar a Polícia Ambiental, que sinalizou não ter equipe disponível para atender a ocorrência, e um investigador da DRP de Campo Largo, que relatou que as armas não configuravam crime, os suspeitos foram encaminhados para a 3ª Cia para a confecção de Termo Circunstanciado, pelo crime no artigo 29 (matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente).
Os dois suspeitos após tomar ciência da data na audiência no Fórum de Campo Largo, foram ouvidos e liberados. Mas as armas apreendidas serão encaminhadas para o juizado especial e a caminhonete recolhida ao pátio da sede da 3ª Cia.