Dentro da nova gestão das cadeias, preso passou a ser de inteira responsabilidade do Depen, enquanto que a Polícia Civil passou a ter liberdade de desempenhar o seu verdadeiro papel investigativo.
Dentro da nova gestão das Cadeias Públicas do Estado do Paraná, preso passou a ser de inteira responsabilidade do Depen - Departamento Penitenciário. Enquanto que a Polícia Civil passou a ter liberdade de desempenhar o seu verdadeiro papel investigativo, utilizando seus policiais para trabalhar exclusivamente nas investigações de crimes e não mais se empenhar em cuidar de preso nas delegacias.
Por muitos anos, com o crescimento absurdo de presos nas cadeias, a Polícia Civil deixou de fazer o seu papel investigativo, ocupando a maior parte do tempo de seus policiais com a preocupação de cuidar apenas dos encarcerados, que até então estava como uma verdadeira bomba, superlotada com presos que deveriam estar nos presídios e não amontoados em cadeias.
Com o novo projeto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, de gestão plena do Depen – Departamento Penitenciário, que passou a ter total responsabilidade das custódias de presos. Transferindo todos os 75 encarcerados, na maioria presos condenados ou aguardando julgamento, para os presídios da Capital Paranaense, o que ocorreu no dia 17 de abril. Com essas mudanças, a previsão para que o Depen assuma definitivamente todas as cadeias da Região Metropolitana até 2020. Portanto se alguém precisar saber sobre presos, devem ligar para o 3291-6101, que é o numero direto do Depen em Campo Largo.
Agora, a Cadeia Pública de Campo Largo, conta com aproximadamente 90 presos, mas destes, somente os que foram presos recentemente e que aguardam a Audiência de Custódia no Fórum, que acontece no máximo em uma semana. Nestas audiências o Juiz determina a soltura ou a prisão preventiva. Se for permanecer preso, o próprio Depen se encarrega de transferi-lo para um presídio. Também estão presos em Campo Largo, todos os chamados “duques” da Região Metropolitana, que são os acusados em estupros.
A 3ª DRP – Delegacia Regional de Polícia de Campo Largo, que tem como delegado titular, Haroldo Luiz Vergueiro Davidson, passou a atender com mais atenção às denuncias, disponibilizando mais tempo dos seus investigadores para dar uma resposta esperada para a população. Em breve a DRP deve mudar de endereço, se afastando do Cadeião, oferecendo aos campo-larguenses que precisam registrar ocorrências, mais comodidade. Para denúncias anônimas ou assuntos ligados a Polícia Civil, telefone é 3291-6100.