Permaneceram apenas 17 presos, que ainda passarão por Audiência, e serão mantidos os “Duques”
Moradores de Campo Largo e principalmente vizinhos ao Cadeião, agora podem ficar mais aliviados. É antiga a reclamação quanto à situação precária do Cadeião e sua superlotação, o que colocava os campo-larguenses em risco porque foram diversas situações de tentativa de fuga dos presos.
Marcando o início de Gestão Plena do Departamento Penitenciário (Depen) na unidade de Campo Largo, foi organizada e executada uma grande operação de transferência de todos os 75 presos do Cadeião. As transferências tiveram início por volta das 08h30min desta quarta-feira (17), com a participação de policiais civis da 3ª DRP, agentes da Regional, do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) e do SOE (Setor de Operações Especiais).
O diretor geral do Depen, o Delegado Francisco Caricatti, e o vice Thorstein Feraz, estiveram à frente desta operação que transcorreu por toda a manhã, transferindo os presos para a Casa de Custódia de Piraquara (CCP), Penitenciária Central do Estado (PCE) e Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), numa média de 25 presos por unidade, ficando na CCP apenas os presos condenados. Um grande comboio com os presos, formado por cinco camionetes e quatro caminhões F4000, saiu de Campo Largo por volta das 10 horas com destino ao Sistema Penitenciário, passando antes pelo IML para os exames de corpo delito.
Na Cadeia Pública de Campo Largo permaneceram 17 presos, sendo eles os que foram presos nos últimos dias e que ainda irão para Audiência de Custódia no Fórum. Ficarão presos a partir de agora, no Cadeião, só os encarcerados por estupros, conhecidos como “Duque”. Os indivíduos que forem presos pela PM, GM ou PC serão encaminhados para a 3ª Delegacia Regional de Polícia, sendo autuados e após Audiência de Custódia ficam sob a responsabilidade do Depen para a transferência.
Essa movimentação de presos é um projeto que envolve as regionais de Cadeias Públicas do Estado do Paraná, sendo que Campo Largo faz parte da 1ª Regional, administrada por Marcos Antônio de Paula. Tem como sede Curitiba e abrange também os municípios da Região Metropolitana, como Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais e Rio Branco do Sul, ainda as cidades litorâneas como Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Estrutura
Funcionários do Depen aproveitaram as dependências vazias do Cadeião, como poucas vezes se viu desde a sua construção, para realizar uma varredura e a retirada do que se encontrava no interior das oito celas. Como os presos passaram a ser de responsabilidade do Depen, a 3ª Delegacia Regional de Polícia - que tem como Delegado Titular o Haroldo Luiz Vergueiro Davidson, desde o dia 4 de fevereiro deste ano - deve mudar de local, indo para um prédio independente da carceragem.