Suspeitos de integrar facção criminosa da Capital Paranaense, foram presos
Indivíduos suspeitos de integrar facção criminosa da Capital Paranaense, foram presos pela Guarda Municipal, na manhã desta quarta-feira (06), com drogas e arma, na Travessa da Curva no Bom Jesus.
A ação da GM que envolveu três equipes com as viaturas 10, 20 e 21, teve início por volta das 10h30min., após o Centro de Controle Operacional (CCO) receber denúncias anônimas relatando que cinco suspeitos de participarem de uma facção criminosa estavam morando em um sobrado azul no referido endereço. As denúncias também informavam que um dos indivíduos teria participação na morte de Rodrigo Cardoso Padilha, ocorrido no dia 22 de fevereiro, no Albina Grigoletti Vinheski. O denunciante relatou também que um indivíduo armado estava sempre na frente do sobrado, enquanto outros dois ficam nas proximidades, para avisar aproximação de viaturas e de grupos rivais.
As equipes deslocaram-se para a região fechando o cerco na tentativa de prender os suspeitos, sendo feito inclusive uma incursão a pé por alguns GMs, que adentraram pelo mato com o objetivo de surpreender os suspeitos. Os agentes em campana visualizaram um indivíduo de camiseta vermelha e cabelo pintado, portando uma arma de fogo na mão. Quando algo de suspeito acontecia os três indivíduos que estavam fora do sobrado, rapidamente se recolhiam.
Depois de 30 minutos no local, os Agentes observaram que um homem de aproximadamente 45 anos, aproximou-se do sobrado, momento que um indivíduo retirou algo de uma bolsa e entregou para o homem, este também passou algo para o suspeito, provavelmente dinheiro. Os GMs aproximaram-se e deram voz de abordagem aos dois suspeitos, momento que o indivíduo de camiseta vermelha e cabelo pintado, arremessou a arma de fogo no chão e empreendeu fuga, juntamente com o outro que estava com a bolsa, que também foi dispensada na fuga.
Com a mobilização de todas as equipes, quatro suspeitos e também uma mulher de 18 anos (que estava no interior do sobrado), foram detidos pela Guarda Municipal. Desses detidos, Eduardo Pedroso Walter (vulgo Du), de 18 anos, Anderson Aparecido de Oliveira Macaro (vulgo Macabro), de 28 anos, um usuário de droga com uma bucha de crack e um menor de idade. No terreno nas proximidades, foram realizadas buscas sendo encontrado o revólver calibre 38, com numeração raspada, com seis munições intactas, também foi localizada a bolsa contendo 40 buchas de maconha (165,3 gramas) e 34 pedras de crack (11,7 gramas).
Foi repassada a informação da fuga dos dois suspeitos para a PM, com suas características, logo em seguida a equipe da área central da 3ª Cia localizou os mesmos na Rua XV de Novembro, no centro. Os detidos pela PM foram identificados como José Benedito Santana Júnior (vulgo Coringa), de 23 anos, este que segundo a GM, estava com a arma na frente do sobrado. O suspeito que teria passado a droga e jogado a bolsa na fuga, foi identificado como Julio Cesar Mello da Costa, de 24 anos e estava com R$ 60,00 em dinheiro.
Nas buscas no interior do sobrado, foram apreendidos vários aparelhos de celular, um Notebook Model branco, um relógio dourado Diesel, um caderno de anotação que na capa tinha a descrição referente à facção criminosa com o apelido de um deles.
Diante das constatações, foi dada voz de prisão aos suspeitos, sendo todos encaminhados para a 3ª DRP de Campo Largo, onde foram enquadrados nos artigos 33 (tráfico de drogas) e 35 (associação ao tráfico) da Lei 11.343. Sendo que José foi autuado também pelo porte de arma. Como no local tinham duas crianças (3 anos e 1 ano e 8 meses), foi acionado o Conselho Tutelar.