Uma tentativa de furto de cabos de cobre na Subestação da Copel no bairro Bom Jesus, na tarde desta quarta-feira (06), terminou com um dos suspeitos ferido em estado grave, ao receber uma forte descarga elétrica e causando um grande apagão na cidade.
Descarga
A vítima, um homem de aproximadamente 35 anos, recebeu uma descarga de aproximadamente 13.800 volts. Ele estava com mais dois indivíduos, suspeitos de estarem furtando fios de cobre. Um grande estouro foi ouvido pelos moradores e funcionários de empresas que ficam próximas da Subestação na Avenida Bom Jesus, que imediatamente acionaram o socorro para atender a vítima.
Movimentação
Equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar chegaram logo em seguida, acionando o Corpo de Bombeiros que deslocou-se com a Ambulância do Siate (soldados Bomm e Fernando) e o caminhão ABTR 8750 (cabo Broto, soldados Cupozak e Conrado). Os socorristas passaram a orientar o homem a se afastar dos cabos para que pudesse ser socorrido. Ele se arrastou até a maca, sendo levado para a ambulância, momento que chegou também a equipe médica do SAMU (médico Marks, enfermeira Renata e condutor Anderson).
Apagão
O acidente causou um enorme apagão em boa parte da cidade, do centro até o Itaqui, atingindo também a região do Botiatuva e parte do município de Balsa Nova. No centro da cidade além dos semáforos, que ficaram sem funcionamento, causando transtorno no trânsito, algumas lojas tiveram que fechar as portas mais cedo pela falta de energia. Equipes da COCEL que logo chegaram na Subestação, fizeram uma avaliação inicial dos danos causados pela descarga, mas tiveram que aguardar a chegada de uma equipe técnica da COPEL para avaliar a situação e liberar a energia por volta das 19h45min.
Socorro
O homem que já é conhecido das forças de segurança da cidade, por ocorrências anteriores, foi reanimado e entubado na ambulância do Siate, sendo encaminhado logo em seguida para o Hospital Evangélico em Curitiba. Chegou a ser solicitado pelas equipes de Campo Largo, o Helicóptero da Polícia Militar para fazer o resgate da vítima. A solicitação não foi atendida, causando um estresse por parte dos socorristas, que não entenderam a recusa, tendo em vista a gravidade do paciente, que sofreu sérias queimaduras.