Na manhã desta terça-feira (22) foi deflagrada a Operação Integrada conjunta do 17º Batalhão de Polícia Militar com a 3ª Delegacia Regional de Polícia de Campo Largo para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva referentes aos crimes de homicídio e tráfico de drogas.
As diligências contaram ainda com apoio coordenado da Divisão de Polícia Metropolitana, Delegacias de São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, Pinhais, Rio Branco do Sul, Piraquara e Fazenda Rio Grande e Guarda Municipal de Campo Largo. Ao todo foram empregados na operação 25 Policiais Civis da Divisão Metropolitana, 12 Policiais Militares do 17 Batalhão e 7 Guardas Municipais de Campo Largo. As investigações iniciaram com apoio do Ministério Público após um crime gravíssimo, quando um casal foi morto com vários tiros dentro de uma residência, no final da tarde de domingo dia 23 de dezembro, na Rua Iraque no bairro Francisco Gorski.
Na época por volta das 18h policiais militares da 3ª Cia foram acionados, deslocando uma equipe da área central para atendimento da ocorrência. Segundo informações de vizinhos, durante a tarde foram ouvidos vários disparos de arma de fogo dentro da residência. Os policiais adentraram a casa e depararam-se com dois corpos na sala, uma mulher de aproximadamente 25 anos e um homem identificado como sendo André Junior de Matos, de 26 anos. No local compareceram o Instituto de Criminalística e equipe de investigação da 3ªDPR-Campo Largo. Segundo informações da Polícia Militar, ambos foram mortos com vários disparos de pistola calibre .40.
Investigações realizadas no último mês revelaram que quatro (04) criminosos tiveram participação direta do duplo homicídio, os quais deslocaram até a residência das vítimas por ordem de um quinto criminoso de dentro da cadeia. Sendo identificados eles: Vagner Ribeiro Chagas, Brendon Pantaleão Da Silva, Aleksandro Lourenço, autor dos disparos de arma de fogo nas vítimas, Lucimara Aparecida Veríssimo, e seu marido Cezar Aparecido Mariano, o qual está preso na 3ª DRP - Delegacia Regional de Polícia de Campo Largo por tráfico de drogas desde 14 de agosto de 2018.
No planejamento do crime foram distribuídas as tarefas entre os envolvidos cada um com uma função determinada durante a ação: olheiros, motorista e executores. No crime foram usadas duas armas de fogo, pistolas calibre .40, de uso restrito das forças de segurança. Logo após o crime todos os participantes voltaram as suas casas como se nada tivesse acontecido, demonstrando dessa forma a frieza no cometimento do crime de assassinato dos dois jovens. As provas apontam que os autores fazem parte de um grupo maior que atuava no tráfico de drogas na região da cidade de Campo Largo, e que a motivação do homicídio seria uma briga pelo tráfico.
Durante as diligência foram cumpridos 09 mandados de busca e apreensão e presos oito suspeitos, são eles: Brendon Pantaleão da Silva, Elisangela Aparecida Chagas, Hellen Tathiani Dancini, Hiago Borges de Carvalho, Hilda Sebastiana Vieira, Lucimara Aparecida Veríssimo, Vagner Ribeiro Chagas e Valdeci Aparecido Mariano. Participaram da coordenação da Operação o Delegado Fábio Amaro, Comandante da PM Capitão Paulo, Delegado Reinaldo Zequinão e Comandante GM/Campo Largo Cordeiro. Os presos foram recolhidos na 3ª Delegacia Regional de Campo Largo onde serão interrogados na instrução do inquérito policial em trâmite nesta Unidade Policial.