Domingo às 20 de Julho de 2025 às 03:26:09
Policial

Em um ato incomum de coragem PMs evitam tragédia no Esmeralda

Demonstrando muito preparo e determinação para a situação que

Em um ato incomum de coragem PMs evitam tragédia no Esmeralda
Demonstrando muito preparo e determinação para a situação que se apresentava, num ato incomum de coragem, policiais militares da 3ª Cia da PM, salvaram a vida de um homem enfurecido que colocou fogo em seu próprio corpo. A situação ocorreu na tarde do último domingo (30), no Jardim Esmeralda.
 
Acionamento
Equipe da viatura L0210 foi acionada pelo Rádio Operador da 3ª Cia., para atendimento de ocorrência de ameaça e desentendimento conjugal, deslocando-se imediatamente para o endereço indicado. Já no bairro a equipe fez contato ainda em via pública com a solicitante, que pediu apoio para poder entrar em sua residência, pois seu cônjuge não a deixava se aproximar para retirar seus pertences pessoais, estando inclusive descalço no momento que encontrou a viatura.
 
Descontrole
Quando os policiais aproximaram-se da residência perceberam que logo iam encontrar dificuldade para resolver essa situação. O cônjuge embriagado, estava no interior da casa, com as portas e janelas trancadas. Inicialmente apareceu na janela da sala, mostrando um balde de álcool e dois isqueiros. No momento que o policial tentava conversar e contornar a situação, com a presença da sua esposa no portão o homem se revoltou, jogou o álcool em seu corpo e também no soldado da PM que estava para o lado de fora.
 
Equipes em apoio
Com o afastamento da mulher, retirada por uma filha que também chegou ao endereço, o homem se acalmou e deixou o policial se aproximar para conversar. Neste instante chegou outras equipes da Polícia Militar em apoio, sendo providenciado o isolamento, pois além do homem estar com o corpo ensopado do produto inflamável, o sofá na sala também estava encharcado de álcool.
 
Momento de tensão
As equipes em apoio ficaram de prontidão do lado de fora da propriedade (viaturas L0263, L0305 e L0262) enquanto o soldado Maykel conversava com o homem embriagado, que inclusive tomava uma cerveja, tentando convencê-lo a entregar os isqueiros e o recipiente com álcool. Repentinamente o homem olhou para o policial e falou: “Sabe do que? Eu vou me matar!”. Acendendo o isqueiro e instantaneamente incendiou-se e também o ambiente onde ele estava, diante da situação outro policial (sd. Luiz) entrou na casa.
 
Ato de coragem
Maykel em ato incomum de coragem, em um rápido movimento abraçou o homem em chamas e o retirou para fora da casa com o auxílio de Luiz. Imediatamente levaram o homem para uma torneira da frente da residência para apagar as chamas do seu corpo. Na ação o soldado Maykel sofreu queimaduras no braço esquerdo, enquanto que o sd. Luiz sofreu queimaduras na mão direita.
 
Combate às chamas
Diante das chamas na casa, foi aberto o portão para os outros policiais entrarem para juntos controlarem a situação e apagar o incêndio que já havia atingido o sofá, cortinas e o forro de PVC. Usando baldes e mangueira de jardim, os policiais militares da 3ª Cia lograram êxito em extinguir o fogo. O grande esforço de combate ao incêndio na residência com todas as dificuldades, resultou apenas em danos na sala e em uma bolsa da mulher, que estavam dinheiro e documentos da mesma.
 
Hospitalizados
Devido à gravidade das queimaduras no homem, logo em seguida chegou ao local uma equipe de socorristas do Corpo de Bombeiros (soldados Sales e Mazini) e também uma equipe do Samu (técnica de enfermagem Aline e condutor Diego). Após os primeiros cuidados ainda no local, o homem identificado inicialmente apenas como Januário e os dois policiais, foram encaminhados para o Hospital Evangélico em Curitiba. O caminhão ABTR 8750 (Sargento Ristow, soldados Conrado, Batista e Kula) do Corpo de Bombeiros também esteve no endereço, vistoriando a residência e verificando se não tinha mais risco de incêndio.