A PM está disponibilizando a partir desta terça-feira (2), para moradores de Curitiba e região Metropolitana, um aplicativo para celulares para o usuário acionar os policiais, em situações emergenciais.
A Polícia Militar do Estado do Paraná está disponibilizando a partir desta terça-feira (2), para moradores de Curitiba e região Metropolitana, um aplicativo para celulares para o usuário acionar os policiais, em situações emergenciais.
Inicialmente o aplicativo estará disponível para quem tem celular Android, podendo o usuário baixar o aplicativo fazendo o download disponível no Google Play, como APP 190. Para os celulares que tem aplicativo IOS, está em fase de testes e deve ser lançado em 30 dias. O comando da PM enfatiza que o aplicativo é somente para situações de acidentes de trânsito, roubos, furtos, perturbação de sossego ou violência doméstica.
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Já existem alguns aplicativos com o nome APP 190 no serviço Google Play, mas para identificar o que é da Polícia Militar do Paraná, será necessário observar qual foi desenvolvido pela CELEPAR - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, informação que aparecerá logo abaixo do ícone oficial do aplicativo. Sendo necessário o usuário preencher um cadastro com seus dados pessoais (RG e CPF).
“Para cada natureza de crime há um questionário específico para que o solicitante repasse a maior quantidade de detalhes possível do fato”, explicou o capitão Cláudio Pruss, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM)."
Quando o usuário abrir o APP vai escolher a opção que está envolvida e então entre as funcionalidades está à possibilidade de acompanhar o deslocamento da viatura, assim como acontece em aplicativos de transporte individual de passageiros.
"Além de responder às perguntas do aplicativo a respeito da emergência, o usuário pode enviar mensagens, fotos e vídeos com duração de até 10 segundos que possam ajudar a PM no atendimento. “A ocorrência será gerada automaticamente e seguirá para o sistema operacional, onde um funcionário avaliará a situação e solicitará o deslocamento da viatura mais próxima”, informa o capitão.
Segundo Pruss, a localização do usuário também é transmitida ao sistema e, ao final do atendimento, o cidadão tem o relatório do serviço prestado e ainda pode avaliar a ação policial. “Diferencial que ainda não tínhamos para receber o retorno da população”, explica o PM.
Esse aplicativo vai facilitar o atendimento para pessoas com deficiência auditiva ou na fala. “A linguagem do aplicativo é totalmente prática e o usuário poderá fazer o pedido com o apoio de um avatar que indicará o passo a passo para o envio da solicitação à PM”, completou o policial.
Apesar da novidade, o atendimento da Polícia Militar segue normalmente pelo telefone 190.