Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 05:18:10
Geral

História da Fondue 13/07/2010

13-07-2010

Conheça a história da Fondue! Um ritual do inverno!

História da Fondue 13/07/2010

13-07-2010

 

Antes de ser um alimento, a fondue (é "a" fondue e não "o" fondue) é uma diversão. Resulta num encontro especial com a família ou amigos acomodados em torno da caquelon (panela de fondue), desfrutando de momentos mágicos e com um gostoso sabor de inverno.
Fondue é um nome advindo da palavra francesa "fondre", que significa "fundido" ou "derretido", e a origem da fondue remonta há cerca de sete séculos, quando alguns povos dos alpes suíços produziam mais queijo que podiam vender e comer. Num determinado ano alguns moradores tiveram a idéia de derreter o excesso e, para ser melhor conservado, acrescê-lo de algum álcool, aguardente - o kirsh, destilado local de cerejas - ou vinho.
A operação aconteceu em um imenso caldeirão e, um dos cidadãos, para provar, espetou um pedaço de pão e mergulhou no queijo, surgindo, assim, o prato nacional da Helvécia. Mas o debate sobre a receita original é infindável, porém, ninguém duvida que o queijo derretido é, há muito tempo, parte da tradição culinária daquele país. Derreter pedaços de queijo somados a diversos ingredientes, passou de uma prática tradicional dos habitantes e pastores alpinos para se espalhar pelo mundo a fora.
As receitas atuais, que derretem queijo com vinho branco, surgiram apenas no começo do século 20. A fama internacional do prato veio mesmo em 1940, quando foi apresentado na World Fair, em Nova York. A popularidade mundial foi alcançada nos anos 60, quando foram lançadas no mercado as versões semiprontas e os utensílios necessários para prepará-lo (o fogareiro, a panela de cerâmica esmaltada, os potinhos para acondicionar os petiscos e os garfos especiais).
A fondue permite variações seja no conteúdo que vai à panela (queijo com vinho ou outras bebidas, óleo, caldo ou chocolate) seja do que se mergulha nessa mistura (pão, batata, carne, peixe, biscoitos, frutos do mar, legumes ou frutas), assim como os diversos molhos que recebem a carne mergulhada no óleo quente. Entre as receitas, escolhemos a de Fondue de Queijo, lembrando que, segundo diz a tradição, quem deixar cair um pedaço de pão dentro da fondue deve pagar uma garrafa de vinho.

Depois da fondue de queijo nasceram as variáveis, como as de peixe, carne, camarão e também de chocolate.


Abraços e aguardem a próxima receita.

Mari

Fonte: Google.com.br