Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 05:25:44
Geral

48ª Festa da Batatinha

09-07-2010

 Colônia Dom Pedro II realiza a mais importante festa da comunidade, a 48ª Festa da Batatinha e 14ª Festa da Cultura Polonesa.

48ª Festa da Batatinha

09-07-2010

Nesse final de semana, domingo (11), a Colônia Dom Pedro II realiza a mais importante festa da comunidade, a 48ª Festa da Batatinha e 14ª Festa da Cultura Polonesa. Às 10 horas será celebrada Missa em Ação de Graças, com cantos em Polonês, seguido de almoço festivo. Durante a festa o grupo Os Gaideski fará apresentação de música polonesa, ao vivo. Na parte folclórica serão apresentadas músicas e danças típicas polonesas, polonesas. Os visitantes poderão conhecer o Museu e passar pela exposição montada especialmente para festa.
   Para quem pretende almoçar na festa, há venda antecipada de almoço, ao preço de R$ 20,00. Os visitantes deverão levar pratos e talheres. Para o almoço será oferecido alcatra, costelinha, frango recheado, maionese, risoto, salada e pães. Durante o evento será escolhida a Rainha da Festa, e será efetuado um sorteio em rifa, com grandes prêmios. O acesso à Colônia é pela BR-277, km 104,5, pista sentido Curitiba-Campo Largo, após o posto de combustíveis Jardim Guarani.

Colônia

Fundada em julho de 1876, a Colônia Dom Pedro II, formada por famílias de imigrantes poloneses, foi emancipada dois anos depois, recebendo o nome em homenagem à passagem, pela região, do Imperador Dom Pedro II em sua visita ao Paraná. Pela habilidade agrícola, os poloneses que também tinham mestres em Carpintaria e Ferraria, rapidamente desenvolveram a Colônia, que era ponto obrigatório de parada dos viajantes.
   A riqueza cultural e agrícola da região, levou os imigrantes a realizar, anualmente, uma festa para comemorar a colheita da Batatinha. Mais tarde foi agregado maior espaço para amostra cultural e étnica, sendo criada também a Festa da Cultura. Todos os anos, a festa da Colônia Dom Pedro II recebe grande número de visitantes, que por si só garantem o sucesso. Para esse ano, a Colônia espera um público recorde.