09-07-2010
Professores suspenderam as aulas e realizaram uma manifestação, em defesa do plano de carreira da categoria e da correção salarial.
09-07-2010
Professores da Rede Municipal de Ensino de Balsa Nova, suspenderam as aulas e realizaram uma manifestação na última quarta-feira (07), em defesa do plano de carreira da categoria e da correção salarial. Eles se reuniram em frente ao prédio incendiado da Prefeitura do Município e com o auxílio de caminhão de som protestam pela garantia os direitos da categoria. De acordo com eles, o plano de carreira está sendo discutido de maneira unilateral. Em seguida os manifestantes seguiram a pé em direção à sede provisória da Prefeitura, onde entregaram um documento com as reivindicações para o prefeito Osvaldo Vanderlei Costa.
A presidente da Comissão dos Professores de Balsa Nova, Luciana Schmidt Leon Bordes, explica que a paralisação foi uma decisão de toda a categoria e o apoio dos pais foi fundamental. "Estamos buscando nossos direitos, a valorização profissional e uma remuneração justa. Muitos professores são pós-graduados, mas não recebem nenhuma gratificação por isso, pois o plano de carreira não está sendo executado", afirma ela, que garante ainda que os profissionais querem participar da elaboração de um novo plano ou da reestruturação do atual.
Há em Balsa Nova cerca de 110 professores que trabalham na Rede Municipal de Ensino, dos quais cerca de 80 participaram da paralisação. De acordo com o professor, Paulo Gonçalves, a categoria quer ser ouvida e suas reivindicações atendidas. "Semana passada houve paralisação, hoje é apenas uma advertência, pois queremos ser escutados. Porém, caso a gente não veja resultado, a paralisação será definitiva", ameaça Gonçalves.
Para o prefeito, a manifestação é valida e o documento com as reivindicações será analisado. "Vamos melhorar o atual plano de cargos e carreira, buscando garantir benefícios aos professores, respeitando sempre as limitações orçamentárias", disse ele.