Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 05:16:14
Geral

Ocupações

09-07-2010

A equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Campo Largo (COMDEC) vistoriou nesta terça-feira (06), áreas de risco nas regiões do Itaqui.

Ocupações

09-07-2010

A reunião do mês de julho da Defesa Civil aconteceu de forma diferenciada. A equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Campo Largo (COMDEC) vistoriou nesta terça-feira (06), áreas de risco nas regiões do Itaqui, no intuito de analisar de perto a situação que os moradores estão vivendo.
    Os ocupantes de áreas irregulares muitas vezes não se preocupam com as condições de moradia. Vivem de forma precária, sem água tratada, saneamento básico e luz elétrica, dependo do clima para manter em pé o barraco que construíram de forma irregular. Desta forma, estas áreas preocupam a Administração Pública, principalmente na região do Itaqui em que o rio passa, pois frequentemente ocorrem alagamentos naquele local.
    Para tentar mudar este quadro a COMDEC está elaborando um plano de contingência, mapeando as áreas de risco e cadastrando as famílias residentes nestes locais. Assim, relatórios detalhados serão encaminhados aos departamentos competentes da Prefeitura para que estes tomem as atitudes cabíveis, sugerindo que essas famílias sejam inseridas em projetos para aquisição de casas populares em locais seguros. "Sabemos que é um projeto para médio e longo prazo, porém é importante que seja viabilizado para que a Administração Pública e as pessoas residentes em áreas de risco atuem de forma preventiva, evitando transtornos e sofrimento às famílias em períodos chuvosos", ressalta o coordenador da COMDEC Nivaldo Guerin.
    A proposta da COMDEC é para que nas áreas que forem desabitadas seja realizado o plantio de árvores nativas para que estes locais não sejam ocupados novamente. "Assim teremos minimizado os riscos de desastres naturais e humanos da população campolarguense", comenta Guerin.
    Você pode participar desta ação denunciando pelo telefone 3393-5670.