07-07-2010
Pesquisadores encontraram mais de dez espécies que não imaginavam que existiam.
07-07-2010
Cientistas do programa internacional Mar-Eco descobriram criaturas com formas estranhas, muito coloridas ou até transparentes, que eles não sabiam que existiam, revelou o jornal inglês Daily Mail nesta terça-feira (6).
As criaturas estão entre os novos animais que os cientistas descobriram no fundo do oceano Atlântico durante um estudo que "revolucionou" o que sabia até agora sobre as formas de vida que vivem no fundo do mar.
Os pesquisadores dizem ter descoberto mais de dez espécies marinhas usando as mais novas tecnologias de mergulho. Na fotomontagem acima, aparecem dois exemplares da suposta nova espécie de Enteropneust. Algumas delas poderiam ser parentes próximos do elo entre animais vertebrados e invertebrados.
Detalhes da viagem foram revelados por cientistas da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, que estão liderando o projeto de exploração de vida marinha, envolvendo 16 cientistas de vários países, ao longo da crista do meio do Atlântico, que fica entre a Islândia e Os Açores.
Por meio de um veículo de exploração submarina operado por controle remoto (ROV, na sigla em inglês) para chegar a profundidades entre 700 m e 3.600 m, os pesquisadores focaram o estudo numa área abaixo das águas frias da corrente do Golfo e das águas quentes do sul.
Os cientistas disseram que ficaram surpresos de ver quantos animais vivem dos dois lados da crista, e que existem diferenças entre os animais do sul e os do norte.
Fonte:r7.com