06-07-2010
A eliminação do Brasil da Copa do Mundo 2010, fez com que a procura por artigos verde e amarelo reduzisse drasticamente
06-07-2010
A eliminação do Brasil da Copa do Mundo 2010, com a derrota na última sexta-feira, dia 02, fez com que a procura por artigos verde e amarelo reduzisse drasticamente, resultando na retirada desses produtos das prateleiras.
Muitas lojas ficaram com diversos produtos encalhados e uma das opções é estocá-los para a próxima Copa, que será realizado no Brasil em 2014. Segundo a funcionária de uma loja de artigos em geral, as vendas diminuíram nos últimos jogos. "Devido ao risco da eliminação, muitas pessoas ficaram com medo de comprar os artigos e utilizá-los apenas em um jogo", afirma Jaqueline Cabral.
Outros estabelecimentos realizaram apenas uma grande aquisição no início dos jogos, para evitar que muitas mercadorias não fossem vendidas. "Sobraram apenas algumas cornetas. Reduzimos em 50% o valor, mas não tem jeito, com a derrota do Brasil ninguém quer saber de bandeiras, cornetas e camisetas. A festa acabou", afirma o funcionário de uma loja, Fabio Pereira de Oliveira.
Segundo uma estimativa do professor de marketing de varejo da Fundação Getulio Vargas e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel Plá, a derrota resultou em um estoque encalhado da ordem de R$ 85 milhões em todo o país. Porém, mesmo com algumas mercadorias no estoque, os comerciantes campolarguenses estão satisfeitos com as vendas e esperam que em 2014 elas sejam ainda maiores, pois o país será a sede do campeonato mundial.