Domingo às 11 de Maio de 2025 às 10:18:17
Geral

São Jerônimo .

06-07-2010

São Jerônimo reivindica posto de Saúde, escola e ruas pavimentadas

São Jerônimo .

06-07-2010

O bairro não é grande, mas somado aos bairros vizinhos é bastante expressivo no número de habitantes. É uma das novas fronteiras urbanas da cidade, pela proximidade de grandes empresas que estão se instalando na região, dentre as quais a Sig Combibloc. Com cerca de mil moradores, o São Jerônimo se torna ainda mais importante por ser um dos acessos a outros bairros da região.
   Francielli Durau, presidente da Associação de Moradores e Amigos do São Jerônimo, disse que as principais reivindicações do bairro são o posto de Saúde, uma escola e a pavimentação das ruas, que não são muitas. O bairro deverá tornar-se ainda mais densamente povoado, com a construção de um conjunto residencial do Minha Casa Minha Vida. "Nós não queremos muito, apenas melhores condições de vida, com equipamentos públicos e maior atenção", disse ela.

O bairro

A visão política de Francielli é impressionante. Eleita em fevereiro último, para um mandato de quatro anos, ela já está estudando a reforma do Estatuto da Associação, para reduzir o mandato do presidente para um ou dois anos. "A rotatividade é importante, para oxigenar a Associação", disse ela, que está elaborando um cadastro de todos os moradores do bairro, para poder conhecer todos e assim trabalhar melhor.
   No último dia 22, ela convocou uma reunião com o prefeito Edson Basso, que não pode comparecer em virtude de outros compromissos, mas mandou dois representantes, secretários municipais, para conversar com a população. Comparecem mais de 300 moradores, que reivindicaram uma série de obras para o bairro. "Nós precisamos de reforma ou reposição de todos os pontos de ônibus do bairro, precisamos de pavimentação nas ruas, a Avenida Campo Largo, a Jorge Demetrio Paulista e a Maria Apárecida de Oliveira, que são as principais, pelo menos, e queremos um posto de Saúde e uma escola", disse ela.
   Francielli disse que a Associação tem um terreno, onde pretende construir a sua sede própria. "Vamos fazer bingos, vamos promover festas, para arrecadar recursos para a construção da nossa sede. Soubemos que o prefeito resolveu construir um posto de saúde, uma escola e um CRAS, no Rivabem, porque lá a densidade habitacional é maior. Mas lá não serve para nós, fica muito longe, queremos que equipamentos como esses sejam construídos também aqui", disse ela.
   No último dia 22, durante a reunião com os representantes do prefeito, Paulo Sabim e Giovane Marcon, Francielli disse que os moradores puderam falar diretamente, com eles. "Nós estamos nos mobilizando, estamos reunindo forças, estamos nos unindo para reivindicarmos o que entendemos que é nosso direito. O prefeito Edson Basso já nos prometeu algumas coisas, estamos esperando", disse ela.
   A Reportagem d´A Notícia manteve contato com a Assessoria do prefeito Edson Basso, recebendo informações sobre o que está sendo planejado para a região. Além do posto de Saúde, escola e do CRAS, no Rivabem, estão no planejamento a pavimentação das ruas do São Jerônimo e de vários outros bairros. Os representantes do prefeito garantiram, para a presidente da Associação, que a questão dos pontos de ônibus será resolvida em breve. "Estamos aguardando", disse ela.