06-07-2010
Realização dos exames do Detran em Campo Largo facilita vida dos usuários.
06-07-2010
Quem precisa fazer a primeira Habilitação, ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), em Campo Largo, já está realizando os exames de Aptidão Física, Mental e Psicológico, em uma clínica da cidade. Desde o último dia 28 de junho, a clínica Saúde Vital, na Rua Rui Barbosa, está autorizada pelo Detran a realizar os exames, o que facilita a vida dos usuários, que desde novembro último eram obrigados a ir à Curitiba, para serem atendidos em uma clínica autorizada.
Jaires Caldart, chefe da Ciretran em Campo Largo, disse que até novembro de 2009, os procedimentos eram realizados na própria Ciretran, através de um convênio com a PUC - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. "Mas o Denatran proibiu os exames feitos nas unidades, observando que os procedimentos deveriam ser realizados somente em clínicas especializadas, previamente autorizadas pelo Detran, e o processo de credenciamento da clínica só foi concluído somente no final de junho", explicou.
Movimento
Campo Largo tem, aproximadamente, 42 mil habitantes com CNH e a Ciretran realiza uma média de 50 a 60 processos/dia, de habilitação nova, e um número igual de renovações. Os meses de janeiro a abril são os mais movimentados, na Ciretran, em virtude, principalmente, do período de férias e devido à aquisição de veículos novos. Segundo Jaires, a partir de abril, até setembro, o movimento é menor. A partir de setembro a demanda começa novamente a crescer.
Para a primeira habilitação, os usuários tem despesa de R$ 146,00, incluindo aí as taxas de exames e de expedição de carteira. Para renovação, o custo é de R$ 58,67, também já inclusos nesse valor, os custos dos exames.