02-07-2010
O Departamento Municipal de Transito, com apoio da Guarda Municipal, realizou a Operação de Fiscalização do Transporte Escolar da cidade.
02-07-2010
Pensando no bem estar e na segurança dos alunos que utilizam transporte escolar particular, o Departamento Municipal de Transito (Deptran), com apoio da Guarda Municipal, realizou na ultima quarta-feira (23), a Operação de Fiscalização do Transporte Escolar de Campo Largo, a fim de apreender veículos em situação irregular.
Ao todo foram 12 infrações, das mais leves as mais drásticas. Motorista sem autorização para condução de escolar, veículo sem tacógrafo e sem o símbolo "ESCOLAR", cobrança pelo transporte sem licenciamento para este fim e veículo sem inspeção de segurança veicular foram alguns dos casos encontrados apenas nesta operação, o que indica que mais veículos podem estar circulando irregularmente.
Segundo a secretaria municipal de Segurança, para que o transporte escolar particular seja feito legalmente, o autônomo ou a empresa devem cumprir a Lei 9.503 de 23 de Setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, que determina as obrigações do condutor, como, por exemplo, ter mais de 21 anos e portar habilitação na categoria D, e as exigências estabelecidas para o veículo, como cintos de segurança em número igual à lotação e registro como veículo de passageiros. "Os pais precisam estar alerta e ao contratarem este tipo de serviço devem exigir dos transportadores a apresentação da credencial emitida pelo Deptran, garantindo assim a segurança dos filhos que estão serão transportados", ressalta o diretor do Deptran Nivaldo Guerin. "Nós estamos preocupados com o bem estar das crianças e por isso estamos intensificando as fiscalizações deste tipo de transporte", finaliza.