Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 04:53:11
Geral

Meio ambiente necessita da ajuda da população

29-06-2010

O importante é que comunidade procure a Prefeitura para fazer este trabalho, pois estes resíduos misturados com lixo comum ocupam um grande volume.

Meio ambiente necessita da ajuda da população

29-06-2010

Separar o lixo é uma tarefa simples que vem trazendo ao meio ambiente muitos benefícios. Em Campo Largo, as coletas dos resíduos comuns, seletivos e resíduos verdes acontecem de forma particular para cada um dos casos, e a população precisa estar ciente para que o trabalho flua corretamente.
    Restos de alimentos, papéis sanitários e contaminados são alguns exemplos de lixo comum domiciliar. Coletados nas residências dos campolarguenses, o montante de 1200 toneladas/mês deste tipo de resíduo vai direto para o Aterro da Caximba. O importante é lembrar que estabelecimentos comerciais que possuem uma quantidade de lixo com característica domiciliar maior que 600 litros por semana, devem dar uma destinação adequada. "É de responsabilidade da empresa os resíduos dos processos produtivos, como por exemplo, as borracharias e os postos de gasolina, com restos de pneus, óleo e filtro", afirma o secretario de Meio Ambiente Paulo Cosmo.
    No caso dos resíduos recicláveis, que correspondem a papel, papelão, vidro, plástico, madeira, metais, isopor, estes devem ser separados dos lixos normais para serem recolhidos pela coleta seletiva nos dias e períodos determinados, diferentemente das coletas comuns. O que não deve acontecer é misturar os seletivos aos lixos comuns, pois, segundo a secretaria de Meio Ambiente, na hora do procedimento, o material que não se recicla vira rejeito e prejudica o processo habitual das mais de 100 toneladas/mês de resíduos seletivos. Muito cuidado também com as latas de tinta. Se estiverem vazias podem ser consideradas lixos recicláveis, já com restos de tinta tornam-se resíduos perigosos, assim como as pilhas, óleo de cozinha, lâmpadas e baterias.
    Galhos, folhas, grama e materiais provenientes de limpeza de jardim em quantidade significativa são recolhidos pela coleta verde e levados para o Horto Municipal. Diferente das outras coletas, a população precisa solicitar os serviços pelo 0800, de segunda a sexta-feira, e deixar, ensacados quando possível, os resíduos do lado de fora da residência. É importante que a comunidade procure a Prefeitura para fazer este trabalho, pois estes resíduos misturados com lixo comum ocupam um grande volume, diminuindo ainda mais a vida útil do aterro da Caximba.
    O que a população precisa ter consciência é dos problemas que o aumento dos resíduos causa no meio ambiente. Uma simples mudança de atitude pode contribuir com a natureza e as próximas gerações. "É um trabalho de todo dia mesmo, cada um fazendo a sua parte. Isso necessita de uma mudança cultural para, de fato, proteger e preservar o meio ambiente", ressalta Cosmo. Para solicitar os serviços ligue para o 08006450506 ou 3291-5000 e solicite a coleta verde.     Acesse o site www.campolargo.pr.gov.br e consulte, na próxima semana, os dias e horários que os caminhões de lixo passam na sua rua.