Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 05:08:10
Geral

Padre campolarguense

29-06-2010

Padre campo-larguense dá nome a nova praça em Curitiba

Padre campolarguense

29-06-2010

Um padre campo-larguense, o Monsenhor João Augusto Sobrinho, filho da tradicional família Augusto, de descendência polonesa, foi homenageado em Curitiba com a denominação de uma nova praça, inaugurada pelo prefeito Luciano Dutti no último domingo (27). A praça Monsenhor João Augusto Sobrinho está localizada no Mossunguê, não muito distante da Igreja de Nossa Senhora das Dores, a Igreja dos Passarinhos, onde o padre trabalhou por 38 anos.
   Nascido em Campo Largo, no dia 23 de junho de 1928, João Augusto ordenou-se padre em 1953, tendo passado pelo Seminário Menor, em Curitiba, e pelo Seminário Ipiranga, em São Paulo. Sua primeira Missa foi celebrada em Campo Largo, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Em seguida ele trabalhou durante seis anos, na Lapa, tendo participado da fundação da Rádio Legendária e realizado inúmeras obras sociais.

Dedicação

A vida do Monsenhor João Augusto Sobrinho foi dedicada à caridade. Durante vários anos, ele se dedicou à construção da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Bigorrilho. "Ele gostava muito de passarinhos e criava vários deles, que cantavam durante as missas. Por isso a igreja era conhecida como Igreja dos Passarinhos", disse a irmã do Monsenhor Zita Augusta Netzel, que mora em Campo Largo e foi convidada para representar a família, na inauguração da praça.
   Na Igreja dos Passarinhos o Monsenhor criou a farmácia dos Pobres, que socorreu muitas pessoas necessitadas, que não tinham recursos para comprar remédios caros, na época. Também montou uma escola de Corte e Costura, que atendia pessoas carentes. Os professores eram sempre voluntários. Também foi ele quem construiu a Casa Paroquial daquela igreja.
   A proposta de dar o nome do ex-pároco à praça foi o último ato do ex-vereador José Gorski, na Câmara Municipal de Curitiba, onde exerceu sete mandatos, durante 28 anos. Ele e o padre eram grandes amigos e Gorski propôs a homenagem, em retribuição ao muito que o religioso fez pela comunidade.
   Zita Netzel disse que a família se sente honrada com a homenagem. "O nome de meu irmão está eternizado nesta praça, e nunca mais será esquecido", afirmou. Ela lembra que o irmão era muito ligado ao futebol, "ele ajudou a fundar um clube de futebol, o Havaí, e era muito fã do Coritiba e do Palmeiras. Na Igreja dos Passarinhos ele criou o Coral Santa Cecília, o grupo Apostolado da Oração e o jornal O Passarinho. Foi, também, capelão do Palácio Iguaçú, o Palácio do Governo do Estado do Paraná, durante vários anos.
   No ato de inauguração, o Coral Santa Cecília, da Igreja dos Passarinhos, criado pelo padre, abrilhantou a festa da mais nova praça de Curitiba, localizada na rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, esquina com a rua Anselmo Nicco, no Mossunguê. A nova área verde de Curitiba tem 800 metros quadrados. O busto colocado na praça em homenagem ao monsenhor foi feito pela escultora Lis Áurea Buzzi, que participou da inauguração do espaço.
   Zita Netzel lembrou dos pais, Ana Falarz Augusto e Francisco Augusto, de descendência polonesa, e dos irmãos, Alberto, Albino e Floriano, e disse que toda a família está muito feliz.