Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 05:13:57
Geral

Peti

15-06-2010
PETI realiza campanha no centro de Campo Largo, com a distribuição de folders informativos sobre a exploração do trabalho infantil.

Peti

15-06-2010

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, do governo federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo, realiza no próximo sábado, dia 19, uma campanha no centro de Campo Largo, com a distribuição de folders informativos sobre a exploração do trabalho infantil.

A campanha faz parte das comemorações pelo último dia 12, Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil, e tem como objetivo informar sobre o trabalho realizado pelo PETI e conscientizar a população sobre os problemas da exploração infantil e a importância da participação de todos, no sentido de denunciar os casos.

Segundo o coordenador do PETI de Campo Largo, Marcos Vinícius Benatti de Souza, as pessoas precisam entender que o problema não está no trabalho, mas sim na ilegalidade e na exploração da atividade. "A criança precisa aproveitar a sua infância, pois os pais devem garantir alimentação e educação para os seus filhos. Apenas a partir dos 14 anos, o trabalho pode ser realizado, mas como menor aprendiz".

Outra atividade realizada pelo Programa aconteceu no dia 10 de junho, em uma das sedes do PETI, com a presença das crianças que participam dos projetos e toda a família. Foram realizadas apresentações de dança de rua, música gospel e do "Hino do PETI", que aborda o problema do trabalho infantil.

Exploração infantil
Recentemente os casos de exploração infantil não acontecem apenas nas áreas rurais, mas também nos centros urbanos, com o trabalho doméstico e o aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico de drogas. No Paraná, o Ministério Público do Trabalho investiga quase duas mil situações de trabalho infantil e em Campo Largo, os casos também são muitos, especialmente nas coletas de lixo reciclável.

"Muitas pessoas levam seus filhos para ajudar na coleta. Existem aproximadamente 140 crianças nessa situação, além de outras que realizam trabalhos nas áreas rurais, pedreiras, carvoarias. Outro problema são os casos de aliciamento de menores, frequentes na cidade", afirma Marcos, que garante que o trabalho infantil vem diminuindo com os trabalhos sociais realizados.

PETI
O PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, atende em três unidades em Campo Largo, no bairro Santa Rita e também nas escolas de Três Córregos e São Silvestre.

181 crianças de baixa renda, de sete a 15 anos, devidamente matriculadas na escola, participam do programa, no contraturno escolar. Elas têm um acompanhamento com assistente social, psicóloga e pedagoga e realizam diversas atividades. "No PETI elas recebem alimentação e tem transporte à disposição, para as atividades externas e para retornarem para casa. Além disso, as crianças cadastradas também podem ser beneficiadas com o bolsa família", explica o coordenador.

Denúncias de exploração do trabalho infantil devem ser feitas ao PETI, pelo telefone 3292 9559, para que estas crianças e adolescentes sejam encaminhadas para projetos sociais.