Sabado às 11 de Outubro de 2025 às 05:22:27
Geral

Descendentes comemoram a quinta geração

11-06-2010
O alemão naturalizado brasileiro Pedro Henrique Hans, radicado em Campo Largo, nasceu em Düsseldorf, em 1920, e imigrou em 1924, com apenas quatro anos de idade.

Descendentes comemoram a quinta geração

11-06-2010

Quando a Copa do Mundo de 2014 começar, no Brasil, o alemão naturalizado brasileiro Pedro Henrique Hans, radicado em Campo Largo, estará completando 94 anos deidade, 90 de Brasil. Nascido em Düsseldorf, em 1920, ele imigrou em 1924, com apenas quatro anos de idade, trazido pelos pais de uma Alemanha esfacelada, que se recuperava da Primeira Guerra Mundial. A Segunda Guerra cortou os últimos laços que Pedro tinha com a Alemanha, nunca mais teve contato com os parentes europeus.

Os pais de Pedro Henrique haviam se instalado em Guaíra, no Sudoeste do Estado, onde eram comerciantes. Casou-se com Olívia Schlemper Hannes (já facelida), com quem teve três filhos (João, Irmgat e Pedro Henrique). Em 1981, em busca de um melhor lugar ao Sol, para sua família, Pedro resolveu procurar a Região Metropolitana de Curitiba, para se estabelecer, e comprou um terreno em Campo Largo, no Itaqui, onde construiu uma casa e trouxe a família para com ele morar. Dos filhos, João montou uma oficina mecânica, na Expedicionários, que se tornou referência no Município.

Quinta geração
Dos três filhos de Pedro, nasceram quatro descendentes, seus netos Nestor, Marlise, Henrique e Olívia, e seis bisnetos, Bruno, Fernanda, Natascha e Junior, Patricia e Bianca, e dois tataranetos, Guilherme, hoje com dois anos, e Lara, com um. A família comemora a quinta geração viva, e posaram para foto da Reportagem da Folha, nesta quarta-feira. Pedro Henrique Hannes acredita que já não tenha mais parentes, na Alemanha, ele disse que depois da Segunda Guerra, não teve mais nenhum contato com os parentes europeus. Comemora, entretanto, a longevidade da família, e a saúde.

Aposentado, Pedro Henrique vive apenas para curtir os bisnetos e os tataranetos. Seu filho João Hannes Neto, hoje com 66 anos, ainda trabalha na oficina, mas é o neto, João, com 35 anos de idade, formado em Contabilidade e com cursos de mecânica, quem dirige a oficina Mecânica Guaíra, especializada em Injeção e Elétrica.