A Agremiação Esportiva Steatita foi fundada em 1958 e participou de muitos campeonatos patrocinados e organizados pela então Liga Regional de Futebol Campolarguense. Todos os atletas que faziam parte do plantel eram funcionários da empresa Porcelana e Steatita e Magnésia S.A. do grupo Schmidt.
O grande incentivador do esporte (futebol) era sem dúvida alguma o senhor Fritz Erwin Schmidt (Frederico) que era o diretor gerente da empresa.
O 1º presidente foi o Sr. Renato Hoft outro grande desportista que junto com seus pares de diretoria como Udo Schmidt, Helmuth Struck, Waldemar Skrodzki, Ari Paulinho Chemim, Humberto Ney Guiraud, Agostinho Setti, Aristides de Brito Portela, Waldemar Léo Braga, Carlos Anzolin, Luiz Zanetti, Albino Grande formaram um grupo fortíssimo de atletas.
Mas somente em 1962 o timaço do vermelhinho do Itaqui chegou ao título de campeão do Campeonato Campolarguense quando foi feita a maior comemoração no futebol de nossa cidade.
Foram por mais de um mês os jantares, almoços e coquetéis que a diretoria ofereceu a todos além claro das merecidas faixas e flâmulas.
Na equipe de 1962 faziam parte muitos jogadores e dentro do próprio plantel existia uma certa rivalidade entre os atletas casados e solteiros e de vez enquando eram disputados rachas no Estádio Fritz Erwin Schmidt.
Antes de um destes desafios a equipe de casados tirou a foto que hoje esta ilustrando e deu origem a esta matéria e pertence ao álbum de recordações do Camilinho (Augusto Camilo).
Estão na foto Milton Magaton (de saudosa memória), Carlos Castro da Cruz (Carlinhos de saudosa memória), Alceu José Perussolo (de saudosa memória), Antonio de Freitas (Sabará de saudosa memória), Rene Netzel (Capilé), Edwin Lubonir Wagner, Carlos Campolin Barrichello.
Agachados Francisco Ferreira dos Santos (Chiquinho), Pedro Emilio Leite de Souza, Orestes Romeu Gabardo, Lauro Perussolo, Odair Sobota, Augusto Camilo (Camilinho) e Antonio Zanin Antunes (Nequinho de saudosa memória).
Mas são passados 47 anos ficou a foto e com ela muita saudade de todos que nela estão e vivem e dos falecidos Milton, Carlinhos, Alceu, Sabará, Neguinho, seus familiares irão sentir uma saudade ainda maior.
Um agradecimento muito especial ao prezado amigo e grande desportista colaborador desta coluna Augusto Camilo pelo empréstimo da foto.
Geral
Recordar é Viver 11/06/2010.
