08-06-2010
As festas juninas e comemorações pelos jogos do Brasil na Copa do Mundo aumentam os riscos de acidentes com balões e fogos de artifício.
08-06-2010
As festas juninas e comemorações pelos jogos do Brasil na Copa do Mundo aumentam os riscos de acidentes com balões e fogos de artifício. O que seria uma forma de comemoração pode causar diversos acidentes e colocar em risco muitas pessoas e locais.
Este ano, o Corpo de Bombeiros de Campo Largo já atendeu mais de uma ocorrência com balões, devido às festas juninas, acidentes que quase resultaram no incêndio de residências. Mesmo sendo proibido, muitas pessoas soltam balões, sem ter consciência de que acima da beleza que ele proporciona, está o perigo, uma vez que não há controle sobre o seu trajeto e nem sobre o local onde ele vai cair. "Até mesmo pequenas aeronaves e helicópteros podem ser atingidos pelos balões, resultando em danos irreparáveis. Soltar balões é um crime ambiental previsto em lei e deve ser denunciado", afirma o sargento do Corpo de Bombeiros, Dionei Teixeira de Freitas. Ele alerta ainda sobre a retirada dos balões: "as pessoas que visualizarem um balão caindo, devem chamar os bombeiros para que eles avaliem o local e providenciem a retirada do material com segurança".
Os fogos de artifício também podem se tornar um grande vilão quando não utilizados corretamente. Muito requisitados em diferentes comemorações, em especial nesta época do ano, devido ao campeonato mundial de futebol, eles podem atingir pessoas, cabos de alta tensão e até mesmo residências.
O sargento Freitas explica que o cuidado com os fogos deve iniciar no momento da aquisição, sempre optando por estabelecimentos com o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros. "O consumidor deve seguir as orientações do fabricante e também é muito importante ter cuidado na hora de armazenar, deixando os fogos em local frio, seco e principalmente longe do alcance das crianças", afirma ele, que ainda orienta que as crianças não devem utilizar nenhum tipo de "bombinha", pois mesmo aquelas com pouco efeito, podem atingir os olhos e outras partes do corpo. "Isso não é brinquedo para as crianças".
Ao soltar os fogos de artifício é preciso tomar cuidados com as pessoas que estão no local, direcionando o material sempre para o lado oposto, para garantir a integridade de todos e sempre optar por lugares abertos, longe de escolas, igrejas e locais de grande movimentação. Para shows pirotécnicos contrate sempre um profissional e em caso de falha, devolva o produto no estabelecimento onde foi comprado, pois o risco aumenta quando a pessoa tenta reutilizá-lo.
Seguir os procedimentos de segurança é muito importante para garantir uma comemoração bonita e tranquila, sem problemas ou danos. Em caso de acidentes ou queda de balões ligue sempre para 193.