02-06-2010
Começa nesta quarta-feira, a exposição "No peito e no pé", no Hotel Campo Largo. O evento traz bolas e camisetas da seleção brasileira utilizadas nos Mundiais.
02-06-2010
Começa nesta quarta-feira, dia 02 de junho, a exposição "No peito e no pé", na sala de exposições do Hotel Campo Largo. O evento, realizado pela primeira vez, traz camisetas históricas da seleção brasileira e bolas utilizadas nas Copas do Mundo.
São 16 camisetas da seleção brasileira de todos os campeonatos mundiais, a maioria delas originais, utilizadas por grandes jogadores que fizeram história no futebol. O organizador e curador do evento, Cezar Henrique Galhart, destaca uma camiseta da Copa de 1986, no México, utilizada pelo jogador Edinho para fazer um dos quatro gols contra a Polônia nas oitavas de final. "Cada uma tem a sua história, essa é a minha preferida. Mais ainda posso destacar outras como a réplica da camiseta da Copa de 70, famosa por ter sido destruída por muitos jogadores, decepcionados com a derrota".
Cezar explica ainda que a maioria das réplicas são dos primeiros campeonatos, pois antigamente não havia muita preocupação coma preservação dos uniformes. "A única camiseta antiga que o Museu do Maracanã tem é de 1919, doado pela família de um ex-jogador, após o seu falecimento", explica ele.
A maioria das camisetas foi emprestada por colecionadores, com quem Cezar mantém contato, e muitas são de sua própria coleção. Para ele, a exposição tem como objetivo não só o resgate histórico, mas também a valorização do futebol como parte da cultura brasileira e uma opção de entretenimento na cidade.
Entre as 14 bolas expostas está a famosa Jabulani, bola da Copa 2010, à venda em poucos locais do Brasil, e também uma réplica da taça da Copa do Mundo. A exposição vai até o dia 10 de junho e estará aberta das 12 às 20 horas, com um monitor à disposição para explicar a história de cada objeto. A entrada custa R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia.