Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 04:03:20
Geral

Cultura

01/06/2012

Jovens do Partênope têm uma tarde para expressão da cultura hiphop

Cultura

01/06/2012

A tarde de sábado, 26, não foi uma tarde muito calma no bairro Partênope, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Mas por um bom motivo.  Os jovens da cidade reuniram-se na cancha de esportes do bairro para andar de skate, fazer grafite e dançar ao som dos clássicos do rap. A tarde do Hip Hop, como foi chamada, foi uma parceria entre a Associação de Moradores do bairro, juntamente com a Rede de Desenvolvimento Local, Projeto Vida Nova e do Provopar (Programa de Voluntariado Paranaense).
O projeto Vida Nova atende aos jovens, buscando inclusão e justiça social. Para isso promove oficinas de grafite, canto e artes plásticas, para que os jovens busquem uma forma de expressão – que foi bastante difundida durante a tarde do hip hop.  Para a coordenadora do projeto, Fabíola Caldart, o evento teve a proposta de dar aos jovens do bairro um espaço para a expressão da cultura em que estão inseridos. “Essas ações vêm para dar visibilidade e tirar da marginalidade a arte produzida pelos jovens”, comenta. Para Fabíola, a tarde do hiphop é uma forma de efetivar a utilização da arte e da cultura no enfrentamento da violência e da retomada dos direitos básicos. “Buscamos fazer com que o espaço público como a efetivação dos direitos desses jovens, e essa tarde é um bom exemplo disso”, diz a coordenadora.
O estudante Jean Partica estuda o grafite há seis anos, e colocou sua arte dos muros da comunidade. “Antes, fazia os desenhos apenas no papel, para melhorar a técnica e há um ano comecei a grafitar os muros”, conta Jean, que assina seu grafite com o nome de Nife. “É legal porque no grafite podemos ter outro nome, assumir outra identidade”, comenta.  Para Jean, é muito bom poder expressar a arte nos muros, para que mostrar que o que praticam é uma arte e exige muito esforço. “O grafite é muito marginalizado, mas ele deve ser tratado como arte, como uma representação da cultura hip hop”, afirma Jean.
Para a presidente do Provopar e primeira-dama de Campo Largo, Elizabeth Neizer de Basso, o evento ajuda a mostrar os talentos dos jovens da cidade. “E podemos ver que são muitos talentos”, acredita. “O evento deu tão certo que agora pretendemos levar para os bairros da cidade”, comenta.
Para participar das próximas ações da Rede de Desenvolvimento Local de Campo Largo, é só entrar em contato com a agente Fernanda Pedrozo pelo e-mail fernanda.pedrozo@sesipr.org.br ou pelo telefone 8821-0082.