Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 02:31:40
Geral

Prevenção

29/05/2012

Prefeitura organizou evento de prevenção da violência às crianças e adolescentes

 

Prevenção

29/05/2012

Fonte:Depcom/PMCL

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, teve comemoração marcante em Campo Largo. Um evento organizado pelo Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social lotou a Casa da Cultura. Após a abertura oficial do Secretário Municipal de Assistência Social Jefferson Cavalli Cuba, a atriz e professora de teatro Laís Hoffmann Fortunato apresentou um monólogo baseado no documentário Canto de Cicatriz, enfocando a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
 

Debates
      O Diretor de Cultura, Jociê Parreira entrevistou a atriz Laís Hoffmann que relatou sua experiência profissional e ressaltou a importância de chamar a atenção da sociedade para o problema da violência contra as crianças e adolescentes.
        Em seguida, houve debates sobre o tema, coordenado pelo Pedagogo do Creas, Edson Rodrigo. Também foi aberta exposição na Casa da Cultura, que é proibida para menores de 16 anos, por mostrar imagens e textos fortes retratando violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, com destaque para o crime Aracelli.

Violência em Campo Largo
       
    A coordenadora do Creas, Cristina Schramm, destacou o Levantamento do Serviço de Enfrentamento à Violência – SENVI, especificamente sobre crianças e adolescentes, no período de maio de 2011 a maio de 2012, que revelou a proporção dos tipos de violência:
41% Abuso Sexual
21% Violência física
17% Violência psicológica
17% Negligência
4% Exploração Sexual
Destas
60% - intrafamiliar
40% - extrafamilia
Correspondendo a
75% -Sexo Feminino
25% Sexo Masculino
Faixa Etária
40% - 6 a 10 anos
30% - 0 a 15 anos
20% - 10 a 15 anos
10% - 15 a 17 anos
Sendo que as denúncias dos casos partem
58% - Conselho Tutelar
13% - Poder Judiciário
8% - Escolas
8% - UBS (Unidades Básicas de Saúde)
7% - Comunidade
6 % - Outros

Crime Aracelli
        O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente é comemorado desde maio de 1973, lembrando o dia da morte da garota Aracelli Cabrera Sanches Crespo (Vitória, 2 de julho de 1964 – 18 de maio de 1973). Foi assassinada violentamente em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.
        A ideia de se celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes surgiu em 1998, quando cerca de 80 entides públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT no Brasil. O ECPAT é uma organização internacional que luta pelo fim da Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes, surgida na Tailândia. A Deputada Federal Rita Camata, atuando como Presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente da Câmara dos Deputados, propôs um Projeto de Lei que estabelecia o Dia da Morte de Aracelli como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.