17/05/2012
Após duas altas, calote com 'cheque voador' recua em abril
17/05/2012 Fonte: R7 Notícias
	Depois de registrar duas altas mensais consecutivas, a devolução de cheques sem fundo recuou em abril, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quinta-feira (17). O percentual de documentos devolvidos diminuiu de 2,19% do total em março para 2,08% no mês passado.
	
	Em números absolutos, isso quer dizer que 1,5 milhão de cheques foram devolvidos por causa da falta de fundos — ao todo, 76,1 milhões de documentos foram emitidos em abril. Em março, 1,7 milhão de “cheques voadores” voltaram, dos 78,4 milhões de documentos preenchidos e usados para comprar algo.
	
	Os motivos que levaram à redução são a base de comparação forte de março, mês em que, normalmente, há a maior devolução de cheques do ano, em razão da última parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e das despesas escolares, segundo os economistas da Serasa.
	
	Entre janeiro e abril de 2012, no entanto, o percentual de cheques devolvidos cresceu na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, 2,05% dos documentos emitidos voltaram por falta de fundos, o que representa 6,3 milhões de unidades. Nos primeiros quatro meses de 2011, 1,92% dos cheques foram devolvidos, o que representou 6,4 milhões de unidades.
	 
	Entre os Estados brasileiros, o Acre está na liderança isolada na emissão de cheques sem fundos. Nos primeiros quatro meses deste ano, 15,78% de todos os cheques emitidos voltaram porque o emissor não tinha dinheiro na conta. Na segunda posição está o Amazonas (14,11%) e, em terceiro, o Amapá (9,5%).
	
	Por outro lado, os consumidores mais disciplinados com o cheque são Rio de Janeiro (1,5% de cheques devolvidos), Espírito Santo (1,69%) e Rio Grande do Sul (1,85%). Minas Gerais está em quarto lugar, o Paraná em quinto e São Paulo é o sexto Estado que menos emite documentos sem fundos (2,04% do total).
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            