06/05/2012
Atlético-PR e Coritiba iniciam disputa do emblemático título estadual
06/05/2012 Fonte: G1
Maiores clubes do futebol paranaense, Atlético-PR e Coritiba medem forças na disputa pelo título estadual de 2012. Campeão do turno, o Rubro-Negro recebe o Verdão, melhor no returno, às 16h (horário de Brasília) deste domingo, na Vila Capanema.
O título tem significados diferentes para os times. Para o Furacão, a taça representa o "renascimento" após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2011. Para o Coxa, campeão 35 vezes, ela vale o tricampeonato e a hegemonia no Paraná.
O 351° Atletiba da história tem o retorno de um ingrediente especial. Diferente dos dois clássicos da primeira fase, as partidas decisivas voltam a ter a presença das duas torcidas. Por isso, a expectativa é de estádios lotados na decisão. Para a decisão, os técnicos apostam no mistério. O rubro-negro Juan Ramón Carrasco não revela o trio ofensivo. Já o alviverde Marcelo Oliveira, que completa 100 jogos à frente do clube, tem dúvida no meio-campo. As escalações saem apenas minutos antes da partida.
O duelo entre Atlético-PR e Coritiba tem arbitragem de Evandro Rogério Roman, auxiliado por José Carlos Dias Passos e Moisés Aparecido Souza. A RPC TV, para todo o estado, e o Premiere FC, através do sistema Pay-Per-View para todo o Brasil, transmitem a partida. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir de 15h30m.
	
Atlético-PR: o técnico Juan Ramón Carrasco esconde a escalação para o Atletiba. Sem dois titulares, ele pode escalar o atacante/lateral Pablo na direita. No ataque, seis jogadores disputam três vagas. A escalação: Vinícius; Pablo, Manoel, Bruno Costa e Heracles; Deivid, Paulo Baier e Martín Ligüera; Guerrón (Bruno Furlan), Edigar Junio (Ricardinho) e Marcinho (Bruno Mineiro)
	Coritiba: no Coxa, a falta de tempo para treinar e se preparar não deve provocar muitas mudanças. A escalação oficial só vai sair na Vila Capanema, mas a única dúvida é no meio-campo. O meia Lincoln pode ser titular e fazer parceria com Everton Ribeiro. A escalação: Vanderlei; Gil, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Tcheco, Lincoln (Rafinha) e Everton Ribeiro; Roberto e Anderson Aquino.
Atlético-PR: o lateral-direito Gabriel Marques, com lesão no ombro, está vetado pelo departamento médico. O atacante Edigar Junio, com o tornozelo machucado, também pode ficar fora. Os goleiros Renan Rocha e Santos e o lateral-direito Adriano seguem em recuperação e desfalcam o Rubro-Negro.
Coritiba: apesar de relacionado para a partida, o meia Rafinha ainda é dúvida, pois ele se recupera de uma entorse. O lateral Jonas, o volante Willian, o atacante Geraldo e o zagueiro Pereira acrescentam a lista do departamento médico alviverde.
	
Atlético-PR: o meia Paulo Baier, autor de cinco gols e cinco assistências na temporada, permanece como titular do Furacão. O jogador de 37 anos e camisa 10 é esperança de gols da torcida rubro-negra para o clássico Atletiba.
Coritiba: Everton Ribeiro foi o destaque no último Atletiba, válido pelo segundo turno, e é a grande esperança coxa-branca. Nos últimos seis jogos que participou, o meia marcou cinco vezes. Contra o Paysandu não fez, mas foi da linda jogada dele que surgiu a falta, que Tcheco mandou para o fundo das redes.
	
Juan Ramón Carrasco, técnico do Atlético-PR, sobre erros de arbitragem: “Que seja uma partida honesta. Que ganhe o melhor, que o melhor faça as coisas futebolisticamente. Que não haja nada extra, como na outra partida. Para nós, dois gols em posição impedida. Tremendamente impedida. Não necessitamos de ajuda. Que seja uma partida”.
Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba, sobre 100° jogo: “Eu trocaria toda marca pessoal por um título. É para isso que a gente está aqui, trabalhando intensamente”.
	
* O clássico Atletiba marca o duelo entre o melhor ataque e a melhor defesa do Campeonato Paranaense. O Coritiba, campeão do segundo turno, tem 54 gols pró e é o líder no quesito. O Furacão tem dois a menos que o rival: 52. Já o Atlético-PR, que conquistou o primeiro turno, levou apenas 15 gols na competição e tem a melhor zaga. O Verdão levou 19.
* Atlético-PR e Coritiba disputaram o clássico, pela primeira vez, no dia 8 de junho de 1924, no Parque Graciosa, pelo Campeonato Paranaense: o Verdão venceu por 5 a 3. Em toda a história, os times já se enfrentaram 350 vezes. A vantagem é alviverde, com 133 vitórias. O Furacão teve 109. Foram ainda 107 empates. O Verdão tem 534 gols marcados. E o Rubro-Negro, 480.
	

O último Atletiba teve seis gols, expulsão e muita polêmica. No dia 22 de abril, no Estádio Couto Pereira, o Coritiba levou a melhor, venceu por 4 a 2 e conquistou o título do segundo turno do Campeonato Paranaense. Os meias Everton Ribeiro, Lincoln - em posição de impedimento - e Renan Oliveira e o atacante Roberto marcaram para o Verdão; os meias Paulo Baier e Zezinho descontaram para o Rubro-Negro.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            