05/05/2012
Mesmo com promoções, Dia das Mães de 2012 terá presentes baratinhos
05/05/2012 Fonte: Gazeta do povo
O consumidor está mais contido nas compras para o Dia das Mães neste ano. Levantamento da Paraná Pesquisas mostra que a maioria dos curitibanos (61%) vai gastar a mesma quantia ou até menos do que no ano passado. Com o orçamento mais apertado e mais endividado, a maioria quer desembolsar no máximo R$ 100 e pretende pagar à vista pelo presente.
O consumidor comprometeu mais seu orçamento com financiamentos mais longos e é natural que esteja mais cauteloso, segundo o economista Fabio Tadeu Araújo, professor da PUC PR. Considerada a segunda melhor data depois do Natal, o Dia das Mães servirá também como uma espécie de “termômetro” para saber como o consumo deve se comportar ao longo do ano.
Depois de um primeiro trimestre aquém do esperado, o comércio espera reverter a timidez do consumidor e engrenar as vendas.
A Associação Comercial do Paraná (ACP) projeta um crescimento de 6% nas vendas deste ano. Mas os empresários estão mais conservadores do que estavam no ano passado. “Em 2011 se esperava uma alta de 14% no Dia das Mães, mas as vendas cresceram apenas 3%. Mas a nossa expectativa é que seja um ano melhor do que 2011”, lembra Claudio Shimoyama, consultor econômico da entidade.
Proprietária das lojas Cantão e Scala, no shopping Mueller, a empresária Simone Tais Deretti espera vender 20% mais. “Estamos otimistas. Tivemos um primeiro quadrimestre com vendas entre 10% e 15% menores do que no ano passado, porque demorou mais para o clima esfriar e porque o consumidor vem segurando um pouco as compras. Mas achamos que haverá uma retomada agora”, diz ela. Simone aposta que o ticket médio deve ficar em R$ 400 na Cantão e entre R$ 120 e R$ 130 na Scala.
Para aproveitar o movimento para a data, a rede de lojas de calçados e acessórios Jorge Bischoff antecipou a abertura da sua terceira loja em Curitiba. “É uma data muito importante para o setor. Nas nossas lojas, as vendas são apenas entre 15% e 20% menores que no Natal” afirma.
Na rede de hipermercados BIG, do Walmart, a expectativa é de um aumento de 20% na venda de eletrodomésticos de linha branca, que tem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido até o fim de junho.
Nos shoppings, a aposta é nos tradicionais sorteios de carros para atrair um volume maior de compras neste ano. A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) espera um aumento de 10% nas vendas e de 8% no fluxo de pessoas.
Com previsão de um crescimento de vendas de 12,5% em relação ao ano passado, ParkShoppingBarigui resolveu adotar uma estratégia mais agressiva neste ano, segundo a gerente de marketing, Silvia Pires Omairy. “Nesse ano optamos por sortear dois carros em vez de um. Já sentimos um aumento do fluxo de pessoas nos últimos dias”, diz.
No Mueller, que também aposta em sorteio de carro, a expectativa é de um aumento de 17% nas vendas e 16% no fluxo de pessoas, de acordo com Patrícia Gonçalves, gerente de marketing.
	Tendência
	Queda nos juros só terá efeito nas vendas do segundo semestre
A recente queda na taxa de juros promovida pelos bancos públicos e alguns privados ainda não terá efeito em estimular o consumo no Dia das Mães. Os benefícios só devem ser sentidos na ponta do consumo no segundo semestre, segundo o economista Fabio Tadeu Araújo, professor da PUC PR. De acordo com ele, a tendência é que quem está mais endividado troque dívidas mais caras por mais baratas, renegociando as taxas cobradas pelos bancos. Com isso, deve sobrar mais dinheiro para gastar e o consumidor deve retomar o ritmo de compras na segunda metade do ano. Para o professor, além do endividamento, o fato de o emprego e a renda crescerem em um ritmo menor em 2012 também é um limitador do consumo para 2012.
Colaboraram Pedro Brodbeck e Igor Castanho, especial para a Gazeta do Povo
		
De cartão a bombom, a ordem é gastar menos
Se a intenção dos consumidores é controlar os gastos neste Dia das Mães, Nayara Brine é um bom exemplo disso. Ano passado, ela presenteou a mãe com um sapato. Neste ano a intenção é comprar algo mais modesto, como uma blusa ou peça de roupa mais simples. “Realmente o momento é de segurar um pouco os gastos”, diz ela, que também é vendedora e percebeu que este tem sido o comportamento geral dos consumidores. “Como eles gastam menos, as comissões estão menores e o orçamento fica mais apertado para gastar com o presente”, explica. Ela diz que a meta é não contrair nenhuma dívida para os próximos meses e tentar liquidar a fatura à vista, sem grandes complicações ao orçamento. “Já são muitas contas. Nessas horas, a gente procura algo mais em conta para não deixar a data passar em branco”, completa.
Muitos consumidores estão economizando na medida do possível, preferindo comprar uma lembrança. Analuiza Madreida explica que o que não pode faltar para sua mãe é um cartão. “É um presente que exige mais inspiração do que dinheiro”, afirma. A solução barata já é uma tradição na família. A mãe de Analuiza, que já tem 90 anos, coleciona todos os cartões que recebeu em aniversários e datas comemorativas. A filha também comprou um cosmético que sua mãe tinha pedido.
O jovem casal Brenda Brandão e Lucian Maschio segue a mesma linha. Ao invés de fazerem extravagâncias, cada um disse que preferiu comprar algo que fosse útil para suas respectivas mães. Sem revelar o que compraram neste ano, para não estragar a surpresa, eles explicam que o que guiou a procura pelo presente fosse algo que as futuras presenteadas fossem gostar ou que já tivessem manifestado que gostariam de ganhar, para evitar gastos desnecessários.
O advogado Paulo Guedes se antecipou e comprou o presente da esposa, em nome de sua filha. “Resolvi me adiantar e fazer a compra, para não enfrentar o movimento dos shoppings depois”, comenta. Já para a mãe, ele ainda não fez a compra, mas pretende procurar alguma opção ainda essa semana. Ele comentou que o presente deve ser uma roupa, e a expectativa é de gastar até R$ 100.
O empresário Fernando Matter também adquiriu o presente em nome dos filhos. Ele é pai há cerca de dois meses, e resolveu presentear a esposa com uma joia. No caso da mãe o presente vai ser mais simples, mas por preferência dela. “Ela pediu para não gastar muito com o presente, então vou levá-la para almoçar e dar uma caixa de bombom como presente”, afirma.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            