04/05/2012
Mais 34 famílias da Ferraria deixam as áreas de risco
04/05/2012
	Chega ao fim a angústia de 34 famílias moradoras do distrito da Ferraria que viviam em áreas de risco. Na manhã desta quinta-feira, 03, o Prefeito Edson Basso, o Presidente da Companhia de Habitação do Paraná Mounir Chaowiche e a Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa entregaram as novas moradias às famílias. Esta é a terceira etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em Campo Largo e finaliza as 60 casas construídas na Ferraria. No total serão 96 unidades habitacionais no município, as outras 36 restantes estão sendo construídas em outras áreas da cidade.
	O projeto é resultado de mais uma parceria bem sucedida entre Prefeitura de Campo Largo e Governo do Estado. A Prefeitura doou os terrenos para a construção das casas e acompanha a execução das obras. O trabalho social com as famílias é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social junto à Cohapar durante e após a nova moradia.
	O investimento total do projeto será de R$2,9 milhões, provenientes do Ministério das Cidades. Além das casas, o projeto prevê infraestrutura urbana com rede de abastecimento de água e coleta de esgoto, energia elétrica, iluminação pública, projetos e ainda serviços de terraplanagem e trabalho social.
	As famílias contempladas com as novas casas viviam em áreas de risco, em bordas de morros e barrancos, e sofriam com a chegada de chuvas e possíveis desmoronamentos. “A partir de agora vocês terão uma nova vida, com muito mais segurança e conforto. Este é o primeiro passo para seguir em frente, para conquistar novos objetivos e crescer pessoal e profissionalmente. Agora vocês tem outros objetivos, o sonho da casa própria já foi realizado, basta zelar pelo local, conservar para que dure anos, valorize a cada dia e cresça junto à Ferraria”, ressaltou o prefeito Edson Basso.
	De acordo com o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, a prioridade do governador Beto Richa é promover o resgate social das famílias paranaenses por meio de uma moradia digna. “Nós trabalhamos dia e noite, em parceria com o governo federal e com as prefeituras, para fazer os conjuntos o mais rápido possível e com qualidade, porque sabemos que um dia de espera para quem mora em uma casa que vive inundada pelas águas da chuva é um martírio”, disse.
	A secretária Fernada Richa ressaltou a parceria entre os dois governos para promover justiça e cidadania. “Nenhuma administração se justifica se não for em prol da coletividade. E os dois governos juntos conseguiram comprovar que isto é possivel”, afirmou.
	Casa Nova
	Lindacir de Souza foi uma das contempladas com a nova moradia. Emocionada, contou que a próxima conquista será construir um quarto para a filha mais nova. “Agora é vida nova, tenho outros sonhos porque o da casa própria eu já consegui”, comemorou.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            