Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 11:52:41
Geral

Profissão

04/05/2012

Psicologia e bom humor, as armas de um bom vendedor

Profissão

04/05/2012

Simpatia, bom humor, organização, agilidade, interesse em satisfazer e bem atender o cliente, estar atualizado sobre as tendências do mercado e gostar de estar em contato com as pessoas. Essas são algumas das características que um bom vendedor precisa ter, segundo a opinião de um vendedor muito conhecido e querido na cidade, Ronaldo Luiz Vilseki.
Vendedor e gerente da Loja Reliance, Ronaldo se destaca no meio por saber atender bem, mostrar seu conhecimento, ter o bom senso de dar uma opinião sincera e rapidamente conhecer o gosto da cliente para adaptar quais são as melhores opções a ela. Por isso, a Folha o escolheu para representar o trabalhador em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de Maio. Um profissional que mostra ser apaixonado pelo que faz, com vontade em prestar um serviço de qualidade e satisfazer o cliente.
Ronaldo começou a trabalhar como vendedor na loja Beleléu e depois na Radical, do mesmo proprietário, onde ficou por oito anos. Depois, ficou seis meses morando na Inglaterra e poucos meses depois que voltou, começou como vendedor na Reliance, em 2003. Aos poucos foi fazendo sua clientela e hoje tem orgulho em dizer que conquistou clientes fiéis, que só compram com ele. Há três anos é gerente da loja e gosta de poder ajudar suas colegas vendedoras, dando opinião nas vendas. “É muito bom saber que as clientes gostam da minha opinião”, diz ele, que está sempre se atualizando com revistas de moda, blogs e diversos sites.
Atendimento ao público é algo que ele se identifica muito, diz até que é algo que faz parte dele, talvez por isso o carisma que conquista. Com as mulheres e homens que atende há mais tempo, já lembra do gosto de cada um, e com os novos clientes basta deixá-los à vontade por alguns momentos para saber o que gostam para que já consiga identificar o perfil de cada um e poder oferecer o que mais os agradam.
Uma das características de Ronaldo é deixar o cliente satisfeito e na maioria das vezes conseguir com que o consumidor compre mais do que procurava, até mesmo um look completo, pois consegue identificar e criar necessidades, como faz um bom profissional de marketing.
Mas Ronaldo não tem uma graduação. Completou seus estudos no 2º Grau, chegou a fazer estágio em Contabilidade, e logo começou como vendedor, não tendo interesse em fazer faculdade. Ele conta que chega a pensar em fazer algum curso, mas que seja relacionado com o que ele faz hoje. Chegou a fazer Hotelaria e Turismo no Centro Europeu, mas não conseguiu largar a profissão de vendedor, com a qual se identifica muito. “Sou realizado com o que eu faço”, afirma. Ele sente o prazer em ver a felicidade dos clientes e diz que algumas vezes a compra é um momento único para essas pessoas, talvez o momento mais feliz e de realização que passou no dia, é quando esquecem dos problemas. Brinca que até é como um psicólogo para algumas clientes, e que gosta muito de ter essa intimidade com elas, de poder conversar e de certa forma contribuir para o bem-estar de cada uma.
Se tiver algum problema pessoal, Ronaldo diz que é preciso deixar de lado. Não pode nunca perder o bom humor e saber aproveitar a correria do dia-a-dia de forma positiva. E costuma sempre dizer: “sorria que a vida é bela”.
Ele define a profissão de vendedor como “um dom, é o prazer de estar em contato constante com meus clientes. É proporcionar a eles um pouco da alegria que sinto em tê-los comigo. É uma vitória, uma conquista. Sempre digo que cada dia que se passa, uma nova história eu escrevo neste mundo das vendas, que é o meu mundo”.