23/03/2012
Aconteceu, nos dias 12, 13 e 14 de março, em Curitiba, a 1ª Conferência Estadual Sobre Transparência e Controle Social - Consocial, com a participação de delegados e delegadas de todo o Estado, representando o poder público, a sociedade civil e os Conselhos de políticas públicas. Cerca de 600 pessoas participaram da Conferência.
A Consocial é um movimento da sociedade, um exercício de cidadania e um exemplo dos avanços e do papel da participação popular no processo de fortalecimento da democracia em nosso país. No ano de 2011, o Paraná mobilizou os 399 municípios em todo o estado em 18 Conferências Regionais.
Campo Largo participou da organização da Conferência Regional coordenada pela Assomec, através da Controladoria Geral do Município, nos dias 8 e 9 de dezembro de 2011 em Curitiba. Além das Conferências Regionais, foram realizadas as Conferência Livres, que culminou com a eleição dos delegados e delegadas e nas 360 propostas remetidas à Conferência Estadual, divididas nos 4 eixos: Eixo 1 – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Eixo 2 – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.
Facilitador
O Orçamento Participativo de Campo Largo foi facilitador deste eixo na Conferência Regional; Eixo 3 – A atuação dos Conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Eixo 4 – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Entre os 12 delegados e delegadas eleitos por Campo Largo, o Vice-Prefeito Dante Vanin representou o Poder Executivo e mais dois integrantes do Observatório Social de Campo Largo como observadores, participaram da Conferência Regional.
Os delegados, distribuídos e articulados nos quatro eixos, defendendo as propostas de Campo Largo, conseguiram aprovar a maioria dentro das 20 propostas que serão encaminhadas para a Conferência Nacional. Orçamento Participativo A proposta apresentada e defendida pelo Programa de Orçamento Participativo de Campo Largo na Conferência Estadual – de implantação do Orçamento Participativo nos municípios e estados como instrumento de transparência e controle social, com base nos princípios da inclusão e participação social – foi a segunda proposta mais votada na Conferência e vai para Brasília, na 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social
A Conferência elegeu também 60 delegados e delegadas, que em maio defenderão as 20 propostas aprovadas no Paraná. Entre eles, três são de Campo Largo, sendo que a segunda delegada mais votada representando o poder público foi a coordenadora do Programa de Orçamento Participativo, Christina Minuzzo, tendo Joel da Silva representando os Conselhos de Políticas Públicas e, na suplência da sociedade civil, o campo-larguense Marcos Cesar de Moura Leite.