16/03/2012
O prefeito Edson Basso tem se mostrado incansável, quando o assunto é a busca de recursos e obras para Campo Largo. Se ele olhar para si mesmo e se comparar com aquele empresário do ramo farmacêutico, que há sete anos assumiu pela primeira vez, meio assustado, o Poder Executivo Municipal, vai perceber que hoje é um outro homem, um cidadão diferente, confiante, experiente, um novo político, com os pés no presente e o olhar no futuro distante da cidade.
Basso não mede esforços, e parece não se intimidar se os recursos vêm do Governo do Estado, ou da União, se os executivos são parceiros partidários ou adversários políticos. Foi pensando no Município que ele mudou de partido, tão logo assumiu, em 2005, passando a fazer parte do Governo do PMDB, de Roberto Requião, de quem conseguiu muitas obras e a atenção máxima do Governo, para Campo Largo. Foram muitas as conquistas, mas a política é dinâmica, muda a cada dia, e o político precisa se adaptar, sem perder o foco, nem a dignidade. Basso, usando a sua experiência e conhecimento de empresário, aprendeu que é preciso conversar, com todos.
O prefeito descobriu, cedo, que todos os anos sobra dinheiro no Governo Federal, que pode ser reivindicado pelos municípios que se organizam e conseguem elaborar projetos, em diversas áreas. Há, inclusive, projetos prontos, no Governo Federal, aguardando apenas a vontade política do prefeito. Das muitas viagens que fez a Brasília, ele conseguiu recursos, obras, fez amigos e colocou, sempre, Campo Largo em primeiro lugar.
Nesta atual viagem, certamente não será a última, Basso traz novidades, traz recursos para a construção de um sonho seu, a Praça do Esporte e da Cultura, no Jardim Meliane, deu um empurrãozinho no projeto de pavimentação da rua Ema Taner de Andrade e outras vias, no valor de R$ 5 milhões, que deverão ser repassados via Governo do Estado, e que parece meio emperrado em Brasília, além de tratar de vários outros assuntos, como convênios.
Mas um dos assuntos que Basso tratou em Brasília, com o ministro das Comunicações, é particularmente interessante. Trata-se do financiamento para implantar o programa Cidade Digital, que vai permitir a interligação por fibra ótica, de todas as secretarias, escolas e unidades de Saúde do Município, além de permitir acesso público à Internet, para o cidadão. Se conseguir isso, o prefeito Edson Basso poderá dormir tranquilo, pois certamente encerrará sua administração com chave de ouro.