02/03/2012
Campo Largo tem boas condições para dar reajuste aos professores
02/03/2012
Campo Largo está entre um pequeno grupo de municípios brasileiros, onde o salário dos professores da Rede Municipal é superior ao Piso Nacional. A Reportagem da Folha foi conversar com o secretário Municipal de Educação, professor Norton Nori Pooter, para ver como anda o salário dos professores campo-larguenses.
Segundo Norton, “ainda não é o ideal, mas nós já estamos pagando acima do Piso Nacional, desde o ano passado, quando o Piso era de R$ 1.187,00 e o salário dos professores campo-larguenses era de R$ 1369,76. Para atingir o Piso de 2012, de 1.451,00, falta apenas 5,93%, mas é possível que consigamos mais”, disse ele.
Pouco
Norton defende um salário maior, para os professores, argumentando que quanto maior for o salário dos professores melhor é a qualidade de ensino. Lembra que, desde 2005, a Prefeitura Municipal vem recuperando, pouco a pouco, os níveis salariais dos professores, que estavam muito defasados. Lembra que em 2011 o reajuste chegou a 14%, quando a inflação foi de 6%. Para 2012, ele disse que ainda está conversando com o prefeito Edson Basso, para ver qual o percentual de reajuste que pode ser dado.
O secretário disse que os níveis salariais dos professores de Campo Largo estão acima da média do país, mas ainda é preciso melhorar. “Alguns municípios estão encontrando dificuldade, mas em Campo Largo, esse problema é menor, em razão de estarmos, ano a ano, melhorando esses níveis”, explicou. Ele defende um salário que permita ao professor não necessitar trabalhar de manhã, à tarde e à noite, para compor o salário.
Norton lembrou, ainda, a preocupação da atual administração quando à formação dos professores, avaliação e progresso de nível, com melhora na remuneração. Hoje Campo Largo tem cerca de 950 professores e 115 educadores. São 8.700 alunos no Ensino Fundamental e 1.700 na Educação Infantil (Escolas) e 1.570 nos centros municipais de Educação Infantil.