25/02/2012
Comércio de motocicletas 'baixadas' acontece livremente no Paraná.
25/02/2012 Fonte: Globo.com
Motocicletas leiloadas pelo Detran, que deveriam virar sucata, são facilmente encontradas em ferros-velhos no Paraná. Na internet também é possível se deparar com anúncios das motos “baixadas”. Essas motos têm o número do chassi raspado e só podem ser utilizadas para o desmanche e venda de peças.
Para os clientes, na maior parte dos casos, o principal atrativo para os compradores é o preço, que é bastante abaixo do mercado legal. Na tentativa de disfarçar o negócio, algumas empresas chegam a colocar nas notas fiscais que a motocicleta adquirida pelo cliente é uma sucata.
De acordo com o delegado Jorge Barbosa, que investiga a prática ilegal, as empresas têm conhecimento de que não deveriam vender os veículos para rodar. Para ele, as empresas têm pleno conhecimento de que as motos irão rodar na mão dos clientes.
Com uma câmera escondida, a reportagem flagrou três ferros-velhos envolvidos no esquema. No primeiro, o vendedor afirma que o cliente pode rodar sem problemas com a moto “baixada”. No segundo, o vendedor oferece placas frias para o cliente. “Tem um cara que faz, mas ele cobra
R$ 100”, diz.
No terceiro, o vendedor alerta sobre os problemas que os clientes podem ter com a polícia. “Eu vendo para andar em propriedade particular, bater estradão... Se a polícia pegar, perde”, avisa. Quando a reportagem retorna ao local, o vendedor nega a prática.
Para coibir a prática, a polícia civil recomendou ao Detran que proíba as empresas comprovadamente envolvidos no esquema de participar de novos leilões. Enquanto a sugestão não é posta em prática, a polícia resolveu apertar o cerco. “Além da pessoa que está com a moto, nós estamos indiciando também a pessoa que vende, porque ele está usando de má-fé. Está vendendo uma coisa que sabe que não pode”, conta o delegado Barbosa.