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Desemprego

26/12/2011

Taxa de desemprego em novembro na Região de Curitiba fica em 3,4%.

Desemprego

26/12/2011  Fonte: Globo.com

A taxa de desemprego entre a parcela economicamente ativa da Região Metropolitana de Curitiba, em novembro, ficou em 3,4%. O nível é menor do que o constatado no mês anterior, 3,6%, inferior ao da média nacional, 5,2%, e igual ao de novembro de 2010, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa, segundo os órgãos responsáveis pela pesquisa, é menor do que a registrada nas regiões de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Enquanto que a taxa de desemprego média no país, de janeiro a novembro, é de 6,1%, na região de Curitiba é de 3,8%.

Ainda que a taxa seja positiva quando comparada a demais regiões, percebe-se uma estabilidade no número, ou seja, não houve criação significativa de novos empregos. Isso ocorre, segundo técnicos do Ipardes, por causa da desaceleração da atividade econômica do país ao longo do ano e da crise econômica internacional.

A pesquisa também mensurou o rendimento médio do trabalhador paranaense. Verificou-se que as pessoas ocupadas no estado ganharam, em novembro, cerca de R$ 1.792,20. O valor é inferior em 1,6% ao registrado em outubro e 0,2% superior ao do mesmo mês de 2010. A remuneração, conforme dados do IBGE é maior do que a paga na região de São Paulo, R$ 1.723,60, e da média nacional, R$ 1.623,40.

A economia do Paraná registrou também em novembro alta de 0,62% no Índice de Preços ao Consumidor. Os grupos que apresentaram as maiores contribuições, em pontos percentuais, foram Despesas Pessoais e Habitação. Destaque para o custo com excursões turísticas que subiram 9,69%. Confira o que ficou mais caro em novembro.

Além dos gastos com viagem, houve aumento no preço no aluguel de moradia (1,41%), almoço e jantar fora de casa (1,10%), móvel para sala - mesa/cadeiras (15,29%), agasalho feminino (16,75%), camisa masculina (7,34%), calça comprida feminina (6,67%) e ingresso em casas noturnas (3,77%), e com queda de preço, batata-inglesa
(-18,67%) e tomate (-15,06%).